Festas Cidadãs no Amazonas e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito

VISITA ALICE AIDEM A TURMA DA MONITORA MARIA LISBOA (3)

As Festas Comunitárias Cidadãs animaram todas as turmas do Polo Amazonas.

Em julho de 2015 realizaram-se Festas Comunitárias Cidadãs em todas as turmas do polo Amazonas. A ação proporcionou a homens e mulheres se enxergarem como partícipes de uma sociedade que há tempos os excluía e negava uma série de direitos fundamentais para a dignidade do ser humano.

TURMA BOA VISTA EM CIRCULO DE CULTURA DURANTE FESTA CIDADa

Turma Boa Vista em Círculo de Cultura durante a Festa Cidadã.

A atividade tem como fundamento e objetivo despertar a criticidade dos educandos, ampliando o envolvimento com as questões de interesse da comunidade na perspectiva difundida pelo mestre Paulo Freire, que dizia que: “A Leitura do Mundo precede a leitura da palavra”.

m

m

m

m

A Festa Comunitária Cidadã é o coroamento de um processo que envolveu cada monitor, coordenador local e equipe de polo, com a participação direita dos educandos. Até que se chegasse a esse momento, realizaram-se as Leituras do Mundo em sala, levantando os saberes dos educandos, e as saídas a campo; para aprofundar o levantamento e estudo das situações significativas que mais impactavam na vida de cada comunidade.

VISITA DA COORDENADORA DE POLO 3 ALICE AIDEM  A FESTA CIDADA DO MONITOR FRANCISCO BEZERRA 2

A coordenadora de polo Alice Aidem na Festa Cidadã do Núcleo Encontro das Águas, do monitor Francisco Bezerra.

A coordenadora de polo Alice Aidem esteve presente na Festa Cidadã do Núcleo Encontro das Águas (Careiro da Várzea) e pôde presenciar os educandos do monitor Francisco Bezerra propondo e traçando estratégias para intervir
na realidade em que estão inseridos. Além disso, participou também da atividade da turma da monitora Maria Lisboa, na qual os educandos fizeram questionamentos e encenaram uma peça teatral sobre fatos cotidianos, realizando ainda atividades que contextualizavam as situações mais relevantes por eles observadas.

m

m

m

m

O assistente pedagógico Deywison Souza participou da atividade que ocorreu no município de Careiro Castanho em duas turmas: a da monitora Maria da Conceição, que contou com a presença da comunidade e participação de presidente de Associação Comunitária e gerente do IDAM e a Festa Cidadã na turma da monitora Lorena Macena; que surpreendeu, pois mesmo com falta de energia elétrica contou com a presença dos 20 educandos e muito envolvimento e presença de moradores da comunidade. Em ambas as turmas pôde-se observar o quanto o Projeto vem contribuindo para transformar a vida de pessoas.

MANAUS 23

Votação para definição dos Temas Geradores.

A assistente pedagógica Maria Peixoto esteve em Manaus visitando a Festa Cidadã da turma das monitoras Keviny Barreto e Rita Auxiliadora. O encontro contou com a presença de lideranças locais, moradores da comunidade e educandos que, fazendo uso de instrumentos democráticos, realizaram uma votação para definição dos Temas Geradores após intenso debate e argumentação.

Ao final da realização de cada uma das Festas Cidadãs iniciaram-se os planejamentos das atividades de mobilização e intervenção social.

MANAUS2 23.07

Festa Comunitária Cidadã na Igreja Nossa Senhora das Graças, em Manaus.