Formação Inicial de Coordenação Local: Formando novos multiplicadores

foto formação

Geanne Campos, coordenadora do Polo Rio de Janeiro, apresentando o Projeto MOVA-Brasil

Foi no Sítio Juvak, município de Tanguá, a 70 Km da capital, que a equipe do Polo Rio de Janeiro e os seis coordenadores selecionados se reuniram para participar da Formação Inicial de Coordenação Local, durante os dias 26, 27 e 28 de maio. Na pauta, além do acolhimento e abertura, as leituras, reflexões e debates enriqueceram a Formação e forneceram subsídios importantes para o desempenho da função do coordenador local junto aos monitores do Projeto.

Logo no início da manhã, Geanne Campos, Daniela Rocha, Silvânia Tavares e Suellen Capistrano, da equipe do polo, acolheram as três coordenadoras e os três coordenadores com uma dinâmica de apresentação na qual cada participante; após dizer seu nome e o núcleo que irá coordenar, expressava suas expectativas e apontava uma qualidade que contribuirá para o desenvolvimento do trabalho e um desafio a ser superado.

Os coordenadores locais do Polo Rio de Janeiro nesta etapa são:

  • Lerieste de Oliveira – Núcleo Sol Nascente, que atenderá aos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Araruama, Saquarema e Cabo Frio.
  • Fabiana Barreto – Núcleo Unindo Horizonte, que atenderá ao município de São Francisco de Itabapoana.
  • Maísa Mesquita – Núcleo Atitude, que atenderá aos municípios de Duque de Caxias e Mangaritiba.
  • Paulo César – Núcleo Florescer, que atenderá o município de São Fidélis.
  • Gabriel Neto – Núcleo Interação, que atenderá ao município de Belford Roxo.
  • Valéria Cunha – Núcleo Machabomba, que atenderá os municípios de Nova Iguaçu e Queimados.
formação

Coordenadores de polo em formação

Após a leitura da pauta houve um diálogo sobre os princípios de convivência e sua importância para a harmonia do grupo. Em seguida foi a vez da exposição dialogada do Projeto, com foco nas ações, objetivos e metas; destacando a importância do trabalho de cada núcleo para o êxito do Projeto nesta etapa.

formação 3

Atividade realizada na formação

Para que os participantes compreendessem melhor o fluxo do trabalho a ser desenvolvido cada coordenador confeccionou uma parte da figura de uma árvore representando o Projeto: a raiz (produção de conhecimento); o tronco (coordenador local); os galhos (monitor); as folhas (educandos); flores (mobilizações) e os frutos (objetivos alcançados). Depois da montagem da figura da árvore, debateu-se sobre a importância de cada um para mantê-la viva.

Durante a Formação também foram desenvolvidas oficinas sobre a prática do trabalho do coordenador local, e debatidos outros assuntos, como:

A construção e consolidação do PEPP – Projeto Eco-Político-Pedagógico.

  • A caracterização de sujeitos e territórios.
  • A Psicogênese da língua escrita.
  • A apresentação das ferramentas de monitoramento, sistematização e avaliação do coordenador local.
  • Encaminhamentos para a Formação Inicial de monitores e coordenadores locais.

formação 5A Formação Inicial é uma ação essencial para o desenvolvimento de cada etapa do Projeto MOVA-Brasil, pois oferece a base para se entender todos os processos que ocorrerão na etapa, conforme afirmaram os coordenadores locais do Polo Rio de Janeiro desta etapa 2015:

 A

A
“A Formação Inicial tem como objetivo a integração da equipe, apresentação da metodologia e o conceito do projeto. Com atividades teóricas sobre a proposta de educação de Paulo Freire, leitura de textos e estudos aprofundados, além de atividades práticas para acompanhamento e avaliação de todo o processo de implantação e execução do projeto em todas as suas fases.”