Formação profissional de educandos no Polo RN: parcerias para realização de sonhos

educando Anacleto_23.09.15_nucleo mossoro

O educando Francisco Anacleto Martins, do Núcleo Mossoró-RN.

O Projeto MOVA-Brasil vem, a cada ano, obtendo grande impacto no Rio Grande do Norte, e consequentemente as instituições parceiras, como a PETROBRAS, Federação Única do Petroleiro (FUP) e o Instituto Paulo Freire (IPF).O MOVA é uma referência em alfabetização junto às instituições acadêmicas por ser um projeto que alcança comunidades distantes e em vários municípios, com atuação junto a jovens, adultos e idosos, o que faz com que seja convidado a mostrar os êxitos de sua experiência.

O Projeto tornou-se referência pelo próprio processo de ensino e aprendizagem da alfabetização, que vai além da simples decodificação da leitura e da escrita, perpassando de forma intertransdisciplinar as várias dimensões humanas: socioeducacional, socioambiental, socioeconômica, sociocultural e sociopolítica, seguindo as práticas da pedagogia freiriana.

Esta perspectiva gera impactos efetivos na formação profissional de educandos, pois desperta interesse de parcerias com instituições que têm desenvolvido cursos junto ao Projeto MOVA-Brasil, sempre no sentido de reconhecer os saberes dos educandos(as).

Educando Anacleto_ sala aula _nucleo mossoro_24.10.15

Sala de aula da turma Vingt Rosado, do Núcleo Mossoró-RN.

Entre os trabalhos desenvolvidos no Projeto voltados à formação profissional nesta etapa de 2015, um dos maiores exemplos foi o do educando Francisco Anacleto Martins, que vendia peixes e queria fazer um curso de aperfeiçoamento de vendas para voltar a negociar o produto. Ele participa assiduamente das aulas na turma do Vingt Rosado (monitora Maria Francinaide Gomes), Núcleo Mossoró-RN, e entrou no MOVA-Brasil com o intuito de se alfabetizar.

Apesar de estar atingindo seu objetivo, abordava continuamente a necessidade de participar de cursos de vendas, por não possuir renda e receber apenas um BPC (Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social), que tinha se encerrado:

“quero fazer um curso para voltar a vender meus peixes, pois, sem dinheiro é muito ruim”.

Incentivado também pela monitora a querer mais, Anacleto viu no curso do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) a oportunidade que lhe faltava, fazendo com bastante entusiasmo o curso, realizado entre os dias 24 e 28 de setembro no município de Mossoró-RN numa parceria conquistada pelo Projeto MOVA Brasil. Agora, de posse do seu certificado e muito orgulhoso com os saberes adquiridos, o educando está mais preparado e busca meios de negociar seu produto. O seu sonho agora é ser um grande vendedor de peixes.