Histórias de vida dos educandos do Polo Bahia

As histórias de vida constituem um valioso instrumento pedagógico, apontando caminhos metodológicos no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.Elas contribuem para a compreensão e valorização das especificidades das identidades desses sujeitos, num processo contínuo de processo de construção e reconstrução identitária, o que motivou esse resgate das histórias de vida dos educandos do MOVA.

Considerar as histórias de vida dos sujeitos é indispensável para tornar o aprendizado significativo e próximo da realidade do educando, pois negar as múltiplas identidades e experiências desses sujeitos seria excluí-los ainda mais do ambiente escolarizado.

As histórias de vida contemplam aspectos da trajetória pessoal, profissional e educativa dos educandos, e sua utilização visa promover trocas de experiências e visões de mundo, dialogando a respeito de suas concepções e posicionamentos sobre o que vivenciam.

Percebe-se que ensinar a partir de suas histórias de vida proporciona a educandos e monitores reflexões acerca de suas vivências, além de buscar promover a melhoria de vida desses sujeitos e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem.

Ao ouvir suas histórias de vida podem ser observados os diversos motivos que os levam a querer aprender a ler e escrever. No video disponibilizado a seguir, a educanda Maria de Lourdes, por exemplo, revelou seu desejo antigo de se alfabetizar. Ela participa desta 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil na turma da monitora Jocilene Boaventura Vasconcelos, que integra o núcleo Litoral Norte e Agreste Baiano, e contou que, através de seu namorado, aprendeu a escrever apenas o nome, para conseguir identificar as “cartinhas” que recebia dele.

Link do depoimento de Maria de Lurdes: