I Formação Continuada de Coordenação de Polo tem início em Recife

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Mística de abertura da Formação.

Na terça-feira (4 de agosto de 2015) coordenadores de polo, assistentes pedagógicos, auxiliares administrativos, articuladores sociais e Comitê Gestor do Projeto MOVA-Brasil deram início à primeira Formação Continuada de Coordenação de Polo.

Após o acolhimento dos participantes com uma Mística organizada por Claudilene Gonzaga foi feita uma leitura da pauta da Formação:

  • Acolher e integrar os participantes no encontro.
  • Dialogar sobre a conjuntura da educação e avaliar o 1º ano de implementação do PNE/2014, com ênfase na Meta 9.
  • Avaliar e orientar os polos sobre a elaboração do Relatório MAIS a partir do registro do Relatório Bimestral e da organização das evidências das ações do Projeto.
  • Avaliar os desafios que vêm impactando a gestão dos polos nas dimensões política, pedagógica e administrativa.
  • Ampliar a compreensão sobre o processo de alfabetização dos educandos do Projeto MOVA-Brasil.
  • Fortalecer o entendimento da alfabetização matemática dos educandos a partir da etnomatemática como princípio teórico-metodológico.
  • Socializar a avaliação dos polos sobre a participação dos educandos nas turmas de alfabetização.
  • Conhecer a parte histórica de Olinda e as manifestações culturais
  • Apresentar os caminhos percorridos para firmar novas parcerias e socializar o que os polos alcançaram em relação aos objetivos e metas do Projeto para a 7ª etapa, com foco na inclusão dos educandos nas atividades de formação profissional.
  • Refletir sobre a contribuição do movimento sindicalista na sociedade atual.
  • Refletir a luta histórica das mulheres e as relações de gênero
  • Avaliar as ações administrativo-financeiras do Projeto e construir estratégias para a superação dos desafios.
  • Avaliar e orientar os participantes sobre as ações de comunicação do Projeto.
  • Avaliar processualmente as atividades da Formação.

Na sequência, abriu-se um debate com Alessandra Rodrigues (coordenadora da educação de adultos do Instituto Paulo Freire) e Franciscas Pini (diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire) sobre a atual conjuntura da educação no país, além de uma avaliação do primeiro ano de implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 com ênfase na Meta 9, que trata especificamente da alfabetização de jovens e adultos.

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Francisca Pini (à esquerda) coordenou debate sobre o primeiro ano de Plano Nacional de Educação e destacou a meta 9.

Após um intervalo, Luiz Marine e Simone Lee orientaram os polos sobre como elaborar o Relatório MAIS a partir do registro do Relatório Bimestral e da organização das evidências das
ações do Projeto, abrindo depois o espaço para que as equipes de polo pudessem falar sobre os desafios encontrados nas dimensões política, pedagógica e administrativa.

O encontro, sediado no bairro de Boa Viagem em Recife (PE), se estenderá até o dia 7 de agosto, com carga horária de 32 horas.

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Confira toda a programação clicando no link abaixo:

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Algumas imagens: