Maceió sediou a Formação Inicial dos monitores e coordenadores do Polo Alagoas

DSCN0075

No total, serão 10 municípios contemplados nessa etapa.

A Formação Inicial dos monitores e coordenadores da 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil Polo Alagoas ocorreu entre os dias 08 a 12 de junho, e teve a presença de 51 participantes. O evento foi realizado em Maceió, no Recanto Coração de Jesus, no bairro da Serraria.

As 45 turmas desta etapa serão distribuídas em três núcleos, reunindo um total de 10 municípios: Maceió, Pilar, Coruripe, União dos Palmares e Santana do Mundaú, São Luiz, Flexeiras, Anadia, Boca da Mata e São Miguel dos Campos. Os coordenadores e seus respectivos núcleos são: Diego Giovanny M. Fidelis de Moura (Núcleo Anadia); Vanilda Vanderley Pereira (Núcleo São Luis do Quitunde) e Monica Maria dos Santos Silva (Núcleo Maceió). Uma diversidade que só enriquece o processo de ensino e aprendizagem.

Entre as regiões que serão atendidas, destacamos a zona da mata e região norte – zona canavieira – onde se concentram os maiores índices de analfabetismo do Estado. Além disso, estas regiões também apresentam uma escassez de ações voltadas para a Educação de Jovens e Adultos. Especificamente nesta etapa, atenderemos a aproximadamente 900 educandos – pessoas jovens, adultas e idosas que terão suas vidas mudadas através do uso da leitura e da escrita.

Para articulação social das turmas e núcleos, contamos com a contribuição da parceira do Projeto no Estado, Evanya Maria M. Correia, articulando encontros e reuniões com parceiros, com o objetivo de unir forças que, nesse ano, estrategicamente conta com a articulação do Programa Agenda 21. Esses diálogos foram fundamentais para delinear o âmbito de atuação do polo e definir as comunidades atendidas.

Participaram da mesa de abertura representantes de parceiros e educandos como: educandas de 2014 (Marileide dos Santos e Isabel da Silva); educandos de 2015 (Antônio da Silva e Daniel Amaro dos Santos); Leila Carla Quaresma (monitora de 2015); Clemilda Albuquerque (monitora de 2014); Edna Nobre (CUT-AL); Renata Amorim (Braskem/Mobilize) e Marilene Miguel dos Santos Silva (Movimento de Mulheres Camponesas-AL).

DSCN0092

O lançamento do livro “História de Vida” ocorreu durante a Formação.

A abertura da Formação, marcada pela participação de representantes de parceiros e educandos de 2014 e da atual etapa, teve como um dos destaques o lançamento do livro “História de Vida”, um marco no Projeto, que valoriza o processo de alfabetização partindo da história de vida do educando. Pessoas como senhor Antônio da Silva (Maceió), que com 75 anos de idade vai para a sala de aula pela primeira vez. Ele registrou em sua fala que não tem vergonha de aprender naquela idade, ainda tem sonhos e “quem sabe” não chega a ser um doutor.

m

Edna Nobre destacou a importância da educação citando Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Em sua fala, refletiu que quando a educação é libertadora nos permite enxergar além daquilo que as pessoas querem que enxergamos.

Marilene Miguel (ex-educadora e atual parceira) relatou um pouco de sua experiência enquanto educadora do MOVA:

“Sou advogada de formação, mas tive que estudar muito para alfabetizar esse público tão cheio de conhecimento de mundo. Aprendi que feijão verde é o de corda; e que quanto mais cobre, mais “bota”; não gosta de muita água, senão amarela as folhas (…) Aprendi que macaxeira com seis meses dá pra comer, mas o inhame tem que ser com um ano, senão amarga (…) Saberes diferentes compartilhados resultam em grandes riquezas”.

DSCN0136

O encontro contou com a presença de 51 participantes.

Ao término das atividades o Núcleo de São Luiz do Quitunde fez uma representação da realidade do campo modificada; uma reflexão de um horizonte que se busca, com condições de moradia digna e com direitos fundamentais garantidos, como alimentação, educação, saúde e lazer.