Maranhão reúne educadores, movimentos sociais, ONGS e universidade para debater a Educação de Jovens e Adultos

Abertura do I Seminário

Abertura do I Seminário de Ações Articuladas para a Educação de Jovens Adultos do Maranhão.

Nos dias 17 e 18 de setembro de 2015, a coordenadora do polo, Maria Gonçalves, participou do I Seminário de Ações Articuladas para a Educação de Jovens Adultos do Maranhão.

O evento, que foi realizado no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), na cidade de São Luís, no Maranhão, teve como objetivos alimentar a discussão sobre a EJA no Maranhão reunindo organizações interessadas nesse debate e nessa política pública de educação; fortalecer as ações e a agenda política da EJA no Maranhão; atualizar as organizações sobre projetos/programas, prioridades e metas dos governos para EJA e discutir o monitoramento das políticas públicas da EJA no Maranhão.

Coordenadora do Polo no Trabalho em grupos

Coordenadora do Polo participa de trabalho em grupo.

O encontro contou com a participação da representante da diretoria de ensino do IFMA, da professora mestre Cleudecir Costa (representante da Secretaria de Educação do município que atua na supervisão de Educação de Jovens e Adultos); da professora mestre Simone Miranda (representante do Instituto de Formação e da organização do evento); da professora doutora Regina Cabral (representante da superintendência de EJA do município); da professora Áurea Borges (representante do Fórum de EJA do Estado do Maranhão) e do professor Walter de Carvalho. O Encontro reuniu ainda pesquisadores, estudantes, representantes de movimentos sociais e ONGs.

A abertura do encontro ficou por conta da professora doutora Maria de Fátima Félix Rosar, que destacou:

“Este seminário é extremamente necessário, considerando que a realidade educacional brasileira ainda não permitiu a superação desse quadro, que seria de assegurar completa formação de jovens, adultos e idosos que compõem a sociedade brasileira”.

A professora Fátima ressaltou que o estado brasileiro tem ampliado suas políticas direcionadas aos jovens e adultos, o que evidencia que houve uma subtração histórica dos direitos sociais desses jovens e adultos e idosos (desde sua primeira infância e adolescência) feita pelo estado capitalista.

Mesa temática sobre a EJA

Mesa temática sobre EJA.

O Seminário se configurou em um espaço rico de debates e proposições para o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos e Idosos no Maranhão, e teve como encaminhamentos:

  • Fortalecer o Fórum de EJA como espaço de discussão política.
  • Articular várias organizações sociais para o aprofundamento da discussão da EJA no estado.
  • Fortalecer os conselhos de participação e controle social.
  • Reconhecer a EJA com interface da formação profissional, mas uma formação voltada para o desenvolvimento que atenda o modo de vida das comunidades, e não as demandas do mercado.
  • Articular outro momento para dar continuidade a este Seminário.
  • Criar grupos de e-mail para diálogos sobre ações que estão acontecendo em nível estadual e municipal referentes às ações para EJA.
Construção das propostas

Construção das propostas.