Mobilizações do Núcleo Litoral Norte Agreste Baiano

feira de Saúde, Catu, 31 de agosto.2015

Feira de Saúde em Catu-BA.

No processo de alfabetização e formação para o fortalecimento da cidadania, é fundamental que monitores e educandos conheçam e compreendam as motivações que orientaram a definição de ações de mobilização social da turma.Nesse sentido, as situações significativas identificadas na Leitura de Mundo são referência para a organização do plano de ações de mobilização social no Projeto MOVA-Brasil.

O planejamento das ações de mobilização potencializa a identificação de aprendizagens adquiridas pelo grupo, pois é possível avaliar se os objetivos das ações planejadas têm sido alcançados e verificar como está a relação da turma com a comunidade e com os parceiros.

feira de Saúde, Catu, 31 de agosto

Feira de Saúde em Catu-BA.

Dentro dessa proposta, o núcleo Litoral Norte e Agreste Baiano vem se destacando nas ações de mobilização que estão sendo desenvolvidas. No dia 31 de agosto de 2015 as turmas Fazenda Mucambo 2 e Barão de Camaçari, ambas do município de Catu-BA, participaram da Feira de Saúde promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que teve como principal objetivo ajudar os moradores da comunidade a realizarem vários procedimentos, como exames de glicemia, aferir pressão, espirometria, balanceamento e IMC (Índice de Massa Corpórea). Os participantes foram orientados também sobre a prática de exercícios físicos, benefícios da água, descanso e nutrição, além de passarem por aconselhamento com psicólogos. As monitoras Sunanda Barbosa e Lorena Cruz participaram da feira como colaboradoras nos stands.

turma da fazenda Papagaio 2, 15.09 realizando exame oftalmologico

Turma da Fazenda Papagaio 2 realizando exame oftalmológico.

Houve também a mobilização e intervenção na turma da Fazenda Papagaio 2, no município de Alagoinhas onde, com apoio da monitora, foi articulada parceria em 15 de setembro para realização de exames oftalmológicos de educandos a custo baixíssimo. Uma semana após terem recebido seus óculos, os educandos comentaram em sala de aula sobre a importância destes exames. Exemplo disso foi o relato da educanda Maria Gilda:

Agora depois dos óculos consigo fazer meu dever enxergando as letras e os números direitinho, antes eu forçava muito as vistas.

m

m

Ainda na turma Fazenda Papagaio 2 foram organizadas outras iniciativas de mobilização após a Festa Comunitária Cidadã, com benefícios reconhecidos por moradores e educandos. Os resultados obtidos, como melhorias nas estradas e atendimento médico três vezes ao mês, são desdobramentos de uma aula que discutiu sobre o Ser Cidadão com a música “Pacato Cidadão”, composição de Samuel Rosa e Chico Amaral.

29.09Unidade móvel de saúde na comunidade Fazenda Papagaio 2

Unidade móvel de saúde na comunidade Fazenda Papagaio 2.