Núcleo Pesqueira (Polo Pernambuco/Paraíba) destaca a importância do portfólio

Portfolios

Os educandos participam da confecção e seleção dos portfólios.

O processo de avaliação de aprendizagem dos educandos no Projeto MOVA-Brasil possui o diferencial de se embasar na filosofia freiriana.Para analisar a aprendizagem dos educandos, conta com uma série de procedimentos para o acompanhamento do desenvolvimento na aquisição da oralidade, participação, socialização, leitura e escrita.

educanda Maria Aparecida

A educanda Maria Aparecida apresentando uma produção elaborada nas atividades propostas.

A proposta de avaliação por meio do portfólio acontece com a participação do educando desde a sua confecção, e eles se mostram entusiasmados em se perceberem como sujeitos que leem e escrevem nesse processo de alfabetização, como pôde ser percebido no Núcleo Pesqueira, ao observar os educandos José Pereira Neto, Damiana Josefa de Araújo Vieira e Maria Aparecida de Freitas Alves realizarando a atividade proposta pela monitora.

m

Na turma Sítio Quandus/Belo Jardim, da monitora Rosenilda Maria da Silva Alves, os educandos vêm interagindo de maneira significativa através de atividades de construção do portfólio, que tiveram início no dia 20 julho de 2015. A monitora conversou com eles sobre a importância do portfólio, expondo para que ele serve e propondo um trabalho com recortes de revistas e jornais para composição da capa, trabalho esse que foi realizado pelos próprios educandos.

educando construindo portfolio

Através dos portfólios é possível acompanhar todo o percurso do desenvolvimento dos educandos.

É importante ressaltar que, ao longo dos meses de alfabetização, os educandos poderão selecionar junto com o monitor as atividades que lhes interessaram e através das quais se possa perceber sua trajetória de aprendizagem. Entendemos que essa ação do Projeto precisa ser vista sempre com atenção, tendo em vista que o portfólio é a porta de entrada do educando para a EJA.