Polo Bahia realiza Formação Inicial com coordenadores locais

formacao_coordenadores_acolhimento participantes

Serão 90 turmas de alfabetização distribuídas em 06 núcleos pelo estado.

Foi com muito entusiasmo e motivação que o Polo Bahia deu início à 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil, que será desenvolvida em seis territórios de identidade: Portal do Sertão, Metropolitana de Salvador, Litoral Norte Agreste Baiano, Recôncavo, Litoral Sul e Sertão do São Francisco.

formacao_coordenadores_apresentação do PEPP

A articulação da Semana de Ação Mundial – SAM 2015 foi um dos temas abordados no encontro.

A Formação Inicial dos coordenadores locais foi realizada na sede da Igreja Batista Nova Alvorada, instituição parceira local do Projeto no município de Feira de Santana-BA, entre os dias 27 e 29 de maio; e contou com a participação da coordenadora pedagógica nacional Claudilene Gonzaga.

Claudiane Batista, coordenadora do polo, destacou a importância da metodologia freiriana ao apresentar as ações, objetivos e metas previstas para o corrente ano do Projeto MOVA-Brasil, que integra o Programa Petrobras Socioambiental.

formacao_coordenadores_orientações_encamducandosform_profprofissiona

A Igreja Batista Nova Alvorada, instituição parceira local do Projeto no município de Feira de Santana-BA, foi sede do evento.

Durante o primeiro dia foram discutidas as temáticas de articulação do processo de alfabetização com a formação profissional dos educandos, com os coordenadores locais ressaltando a importância de conhecer a trajetória dos educandos no mundo do trabalho para a construção do perfil profissional; que dará elementos para o diálogo com organizações e a definição de parcerias de Formação.

No período tarde o polo apresentou a trajetória de construção e consolidação do PEPP do Projeto MOVA-Brasil e do Polo Bahia, apontando a concepção e os princípios que orientam as práticas desenvolvidas pelo Projeto e destacando a importância da atualização coletiva, que envolve todos os segmentos de participantes que fazem parte desta 7ª etapa.

No segundo dia, 28 de maio, a assistente pedagógica Grasiela Oliveira desenvolveu uma vivência sobre os procedimentos metodológicos para realização da Leitura do Mundo e apresentou as orientações para o acompanhamento pedagógico e os instrumentais de registro das ações do Projeto através da realização de uma oficina.

Os coordenadores locais que já conheciam o Projeto MOVA-Brasil avaliaram que a Formação e as orientações compartilhadas do Projeto estão cada vez mais objetivas e didáticas, o que facilitará a compreensão da metodologia pelos monitores para o desenvolvimento da alfabetização.

formacao_coordenadores_coordenadora_polo

A importância da metodologia freiriana foi ressaltada pelos participantes.

Para o Polo, um destaque relevante neste início da etapa é a articulação da Semana de Ação Mundial – SAM 2015. Para a coordenadora de polo, o debate em torno do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, articulado às ações de encaminhamento dos educandos para a EJA previstas pelo Projeto traz mais qualidade na abordagem da discussão no processo formativo dos monitores e coordenadores locais, e repercutirá positivamente em sala de aula com os educandos.