Polo Ceará realiza oficina sobre corpo, gênero e sexualidade

Assistente pedagógico Júnior Ratts ministrando a oficina

O assistente pedagógico Júnior Ratts ministrando a oficina.

No último dia 9 de setembro foi realizada pela primeira vez no Polo Ceará uma oficina sobre corpo, gênero e sexualidade.A iniciativa ocorreu durante a Formação Mensal Continuada de coordenadores locais e foi coordenada pelos assistentes pedagógicos Cláudia Viana e Júnior Ratts.

Coordenadores  José Filho (Maranguape)

Da esquerda para direita, os coordenadores Socorro Sales (Fortaleza), Cleonice Sampaio (Canindé) e José Filho (Maranguape).

A oficina teve por objetivo estimular os coordenadores a refletirem criticamente sobre a diversidade sexual e de gênero e, com isso, possibilitar que a sala de aula seja um ambiente de respeito e convivência salutar com a diversidade.

m

m

Coordenadores  Thalyta Samap

Da esquerda para direita, os coordenadores Luciano Martins (Região Metropolitana), Cyntia Rocha (Paracuru) e Thalyta Samap.

Durante a ação os coordenadores participaram inicialmente de uma atividade prática na qual precisaram identificar, por meio do uso de revistas, corpos reais e corpos fictícios. Depois desse momento, os assistentes pedagógicos debateram sobre a condição atual do corpo, bem como sobre questões relacionadas à diversidade de gênero e sexualidade.

m

m

Por fim, os coordenadores puderam tirar várias dúvidas acerca dos assuntos debatidos, além de sinalizar o interesse por mais iniciativas que abordem o tema, comprometendo-se a repassarem as discussões para os monitores. Estas estratégias formativas contribuem para o desenvolvimento da temática transversal “Gênero”, a partir da utilização do Almanaque com os educandos nas salas de aulas.

Assistentes Pedagógicos Cláudia Viana e Júnior Ratts

Os assistentes pedagógicos Cláudia Viana e Júnior Ratts.