Polo do Rio Grande do Norte acolhe pessoas em situação de rua em sua turma

Reuniao Coordenacao AlberguePessoasSituacao de Rua (2)

O CRDH (Centro de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) afirmou ter interesse em firmar parceria com o Projeto.

O Polo do Rio Grande do Norte vem construindo parcerias para atender um dos grupos mais excluídos deste país – as pessoas em situação de rua.

Nesse percurso, através da Secretaria da Juventude do RN obteve contato com o representante do movimento, o Sr. José Vanilson. Ex-morador de rua, ele passou a atuar em movimentos sociais e tem se mostrado uma grande liderança.

Reuniao CoordenacaoAlberguePessoasSituacao de Rua

Os educandos terão acesso ao laboratório de informática, biblioteca e exposições no IFRN.

Na primeira reunião articulada com a equipe interdisciplinar do albergue, que acolhe 57 pessoas em situação de rua, foi acordada a instalação de uma turma do Projeto MOVA-Brasil para funcionar no próprio albergue ou no Centro POP – Centro de Referência Especializada em Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua. Houve também uma reunião com o CRDH (Centro de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), que afirmou o interesse em firmar parceria com o Projeto para o acolhimento deste público.

Devido a impedimentos burocráticos, a turma não pôde funcionar no albergue. Os educandos foram reunidos em via pública (calçada do albergue) para, juntos com a equipe do Projeto, definirem outro espaço, já que o grupo vem mostrando grande interesse em participar.

Reuniao CoordenacaoAlberguePessoasSituacao de Rua (3)

O IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) sediará a turma de Pessoas em Situação de Rua.

Após alguns diálogos, o diretor do IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus Central da Cidade Alta), Lerson Maia, que já atuou em parceria com o Projeto MOVA-Brasil no curso piloto de formação profissional de educandos em 2012 (Curso de Camareira), informou que a turma foi acolhida e funcionará no Instituto.

m

m

Com essa garantia as aulas puderam ter início, realizando a aula inaugural. Os educandos serão matriculados como alunos do IFRN para ter acesso a todos os espaços que são oferecidos, como laboratório de informática, biblioteca e exposições, entre outras ações.