Polo Maranhão inicia o processo seletivo de monitores e monitoras do Projeto MOVA-Brasil

FOTO_01-Pre-selecao-de-Monitores-(as)-no-Nucleo-Timon

Pré seleção de Monitores (as) no Núcleo Timon

Na manhã do dia 27 de abril de 2015, a equipe do polo Maranhão deu início ao processo de seleção de candidatos(as) ao cargo de monitor(a) da 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil.

A seleção foi na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadores Rurais, no município de Timon, onde será instalado um núcleo de alfabetização, e contou com a participação de 15 pessoas, incluindo presidentes de associações rurais, delegados sindicais e candidatos(as) ao cargo de monitor(a) nas comunidades de Castelo, Fazenda Nova, Fazendinha, Boa esperança e Água Limpa.

Durante a reunião, a coordenadora de polo, Maria Gonçalves, fez uma breve apresentação sobre o MOVA-Brasil e a atuação do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) na região, no que se relaciona com a articulação das turmas e a organização das famílias ameaçadas com a construção de projetos hidroelétricos na bacia do Rio Parnaíba.

Em seguida, cada participante compartilhou a sua expectativa com relação ao projeto, a situação socioeducativa, econômica e geográfica em que se encontra a sua comunidade.

No núcleo de Timon serão implantadas 14 turmas de alfabetização, distribuídas no campo e na cidade.

Neste ano, o público prioritário para a abrangência do projeto atenderá principalmente as mulheres, negros e comunidades tradicionais. No Município de Timon, como nas demais regiões que abrangerão o estado do Maranhão, além destas, serão atendidas também as populações ribeirinhas, moradores(as) de bairros formados por ocupação e que estão em áreas de vulnerabilidade social; assentamentos rurais; meeiros; extrativistas e comunidades em conflito com a terra, devido a instalação de empresas e a previsão de construção de cinco barragens de médio porte, que atingirão parte das comunidades que compõem os municípios de Parnarama, Matões e São Francisco do Maranhão.

Seleção de monitores(as) no Núcleo Parnarama/Matões

FOTO_02-Pré-seleção de Monitores (as) em Parnarama

Pré seleção de Monitores (as) em Parnarama

Na manhã do dia 28 de abril de 2015 aconteceram as pré-seleções de monitores(as) nos municípios de Parnarama e Matões, que durante a 7ª etapa irão compor um núcleo de alfabetização.

As seleções ocorreram separadamente, cada uma em seu município-sede e conforme a distribuição de turmas por município, dos quais serão oito turmas a serem implantadas em Parnarama, sendo que, todas funcionarão no campo, nas comunidades de: São Domingos (1), São José da Nena (1), Floresta (1), Canafístula (2), Paiol do Centro (1), Baixão Grande (1), Baixão do Coco (1) e oito turmas no município de Matões: três turmas urbanas, nos bairros Mangueira (2) e Matadouro (1) e cinco turmas no campo, nas localidades de: Buritirana (1), Boa esperança (1), Infinito (1), Santa Luzia (1) e Tanque da rodagem (1).

Em Parnarama, a seleção aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que fica no centro da cidade.

FOTO_03a-PRÉ-SELEÇÃO EM MATÕES-MA

Pré-seleção em Matões-MA

Na cidade de Matões, a seleção foi realizada na Igreja Assembleia de Deus.

As seleções contaram com a participação de mais de 25 pessoas, entre candidatos(as) ao cargo de monitor(a), presidentes de associações, diretores de escolas, Representante regional do Movimento Quilombola do Maranhão – Moquibom e lideranças ligadas à igreja.

Para dar início, foi feita a leitura do poema “aula de voo” de Mauro Iasi e, em seguida, os participantes foram convidados a se apresentarem.

FOTO_03b-Seleção em Matões

Seleção em Matões

Foi realizada uma breve explanação sobre os aspectos históricos, sociais, filosóficos e políticos do Projeto MOVA-Brasil, e uma apresentação sobre o que é o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB e como tem se dado a sua atuação na região.

Em seguida, foi proposta a leitura compartilhada do texto “Carta de Paulo Freire aos professores”. Ao final, cada leitor relatou sua compreensão em relação ao texto e apresentou as expectativas com relação à metodologia de alfabetização desenvolvida pelo Projeto.

Os candidatos aprovados participarão da Formação Inicial de Coordenadores Locais de 25 a 27 de maio.