Polo Maranhão inicia processo de Formação dos educadores populares

maranhao_formacao_coordenadores_apresentação_do_projeto

Assistente pedagógica, Dalila Calisto, apresentando o Projeto MOVA-Brasil

A Formação Inicial de coordenadores locais da 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil no Polo Maranhão ocorreu durante os dias 26 a 28 de maio de 2015. Ela teve início na manhã do dia 26 de maio no hotel Alecrim, na cidade de Caxias-MA, e contou com a participação dos três coordenadores de núcleos que acompanharão as 45 turmas de alfabetização instaladas nesta etapa no estado do Maranhão.

Para dar início à Formação, foi realizada uma Mística com a leitura do poema: “Que progresso é esse?”, de Airton dos Reis Pereira, militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Em seguida, todos os participantes se apresentaram e compartilharam as suas expectativas com relação ao Projeto.

maranhao_formacao_coordenadores_mistica

Mística Inicial – símbolos da luta por educação.

“O meu objetivo é que o MAB se fortaleça na minha comunidade. Todo mundo sabe que a minha comunidade está ameaçada pela barragem. E eu espero com o projeto de alfabetização, contribuir não só com a organização da minha comunidade, mas também em toda a região”.

Marceane Sobral, coordenadora do núcleo de São Francisco do Maranhão.

“Assim como o MAB, o MOVA tem esse propósito de conscientizar. Vem com essa tarefa de reconstruir a sociedade, pois ela foi construída em bases desiguais”.

Paulo Custodio, coordenador do núcleo de Timon

“Pra mim, o MOVA é isso, é um grande compromisso e uma grande responsabilidade assumida entre nós para com a comunidade”.

Laiane Lima, coordenadora do núcleo Parnarama/Matões.

 

Durante a socialização da pauta o grupo abriu um diálogo sobre os princípios de convivência do Projeto, assim como sobre os princípios que fundamentam a prática formativa, a luta e a organização do MAB. Entre eles, destacaram-se: o amor pelo povo e pela vida; o companheirismo; a solidariedade; a simplicidade e a iniciativa criadora; o respeito à cultura, à história e à memória subversiva; a superação e o internacionalismo.

Coordenadora de Polo em diálogo com o grupo_cut

Coordenadora de polo em diálogo com grupo de participantes da Formação

Na sequência realizou-se uma apresentação sobre o Projeto MOVA-Brasil 7ª etapa, com destaque para as ações, objetivos e metas previstas, além da configuração atual das turmas e regiões que serão atendidas neste ano no Maranhão.

A pauta contemplou um círculo de diálogo sobre os principais aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais que desencadearam o início da luta e organização dos atingidos por barragens no Brasil e sobre quais têm sido as estratégias de atuação. Para melhor compreender toda esta problemática foi exibido o documentário “Guapiaçu: um Rio de Janeiro ameaçado”, fazendo com que todos refletissem sobre os impactos sociais trazidos com a construção de barragens.

maranhao_formacao_coordenadores_evanilson_maia_parceiro_MAB

Evanilson Maia, militante do MAB

A Formação Inicial de coordenadores locais teve duração de três dias, com carga horária de 24 horas.

Ao final da Formação foi feita uma análise da atual conjuntura geopolítica nacional e mundial, contando com a explanação de Evanilson Maia, militante do MAB e graduando no curso de História pela UFPB.