Polo Minas Gerais marca presença no III Encontro Mineiro de Educação do Campo (EMEC).

EMEC Mistica de abertura Colcha de retalhos

O Polo Minas Gerais apresentou sua colcha de retalhos durante a mística de abertura.

O III EMEC – Encontro Mineiro de Educação do Campo aconteceu nos dias 22 a 24 de julho de 2015 na UFMG/FAE Campus Belo Horizonte.Neste encontro foram apresentadas as discussões que estão em pauta acerca da educação do campo e o que está sendo debatido nas comissões parlamentares. Foram socializadas também produções dos pesquisadores que estão dialogando com essa temática e relatos de experiências que destacam os desafios da Educampo. As especificidades com relação à formação de educadores do campo e políticas públicas direcionadas a essa especificidade foram pontos fortes nos debates apresentados.

EMEC Conferencia I

Conferência no I do Encontro.

Durante o evento foi marcante a participação dos educadores que estão cursando licenciatura em Educação do Campo, curso oferecido pela UFMG e que tem forte representação das organizações sociais da região norte de Minas. Essa participação mostrou o compromisso dos acadêmicos e a qualidade da formação oferecida aos mesmos.

m

m

O MOVA-Brasil, por meio do Polo Minas Gerais, esteve presente no III EMEC expondo o material de divulgação do Projeto e a produção dos educandos. Além disso, compôs a mística de abertura com a apresentação da colcha de retalhos produzida pelos educandos da 4ª Etapa e o estande do Fórum Norte Mineiro de Educação do Campo/Unimontes. Representando o Polo Minas Gerais estiveram presentes: Daiane Marize (coordenadora local do Núcleo Serra da Bocaina), Fabrícia Nunes Pereira (educadora do Núcleo Serra da Sapucaia) e Michele Carneiro (assistente pedagógica).

EMEC Stand MOVA-Brasil e Unimontes

Estande do Fórum Norte Mineiro de Educação do Campo/Unimontes.

Ao final do encontro, após a plenária, foi redigida uma carta que sinalizou como principais reivindicações da Educampo o não fechamento das escolas e a expansão da EJA no campo. Ela foi aprovada por unanimidade e posteriormente encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). É importante destacar ainda que a delegação participante do III EMEC deliberou que a realização do IV EMEC ocorrerá na cidade de Montes Claros, região Norte do Estado de Minas Gerais.