Polo Minas Gerais realiza Formação Inicial de coordenadores locais

 

??????????

Os coordenadores locais participantes desta etapa atuarão nas regiões de Serras Mineiras.

De 26 a 28 de maio o Polo Minas Gerais deu início à Formação dos trabalhadores da 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil. Em 2015 integraram a equipe três coordenadores locais, que atuarão nas regiões de Serras Mineiras, no Norte do estado, organizados nos seguintes núcleos: Serra da Sapucaia; Serra Bocaina, e Serra Geral.

A Formação Inicial dos coordenadores locais do Polo MG foi realizada na Associação São Vicente de Paulo, em Montes Claros (MG), tendo início no dia 26 de maio com a apresentação dos objetivos, ações e metas da 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil/Programa Petrobras Socioambiental, e contou com a participação de Andreia Sol (coordenadora de polo), Michele Carneiro (assistente pedagógico), Simone Santos (auxiliar administrativo), Rodrigo Silva (coordenador pedagógico nacional).

??????????

A Formação teve a duração de três dias.

Os participantes se envolveram em atividades importantes, como a realização dos exames médicos e entrega de documentos para a efetivação do processo admissional junto ao IPF; apresentação do Projeto MOVA-Brasil/Programa Petrobras Socioambiental e do contexto do Polo MG para a 7ª etapa; diálogo sobre os princípios de convivência e o reconhecimento sobre o cronograma geral das atividades do MOVA-Brasil até o final da etapa e Círculo de Cultura sobre o Projeto Eco Político Pedagógico (PEPP) do MOVA-Brasil com ênfase no Marco Referencial.

??????????

A Associação São Vicente de Paulo, em Montes Claros (MG) sediou o encontro.

As diversas atividades que integraram a pauta e foram desenvolvidas no decorrer da Formação asseguraram o estudo sobre as diretrizes do Projeto, os procedimentos metodológicos referentes à metodologia freiriana para o processo de alfabetização e orientações e vivências através de oficinas.

O coordenador pedagógico nacional Rodrigo Silva avalia que as ações e a metodologia utilizada para abordar as temáticas estudadas no processo formativo dos coordenadores locais são uma contribuição fundamental para o fortalecimento da sua atuação nas ações de acompanhamento às turmas dos núcleos e na Formação Continuada dos monitores.

As ações da Formação que ganharam destaque nas considerações dos participantes foram:

  • Oficina pedagógica sobre a Leitura do Mundo como princípio metodológico do Projeto MOVA-Brasil.
  • Vivência sobre o processo de alfabetização dos educandos à luz da Psicogênese da Leitura e Escrita e da proposta de avaliação do Projeto com ênfase no portfólio.
  • Exposição dialogada sobre os instrumentais de monitoramento e avaliação das ações do Projeto.
  • Orientações sobre as ações financeiro-administrativos do Projeto.
  • Oficina pedagógica sobre os procedimentos operacionais do Sistema MOVA e suas contribuições para o acompanhamento pedagógico.
??????????

O Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) do MOVA-Brasil foi um dos temas abordados durante a Formação.

Ao fim da Formação todos os coordenadores locais saíram animados para iniciarem suas atividades nos núcleos e participarem da Formação Inicial com os monitores, que irá acontecer no período de 08 a 12 de junho de 2015.