Polo Pernambuco/Paraíba e articulação social acolhem as equipes do Projeto MOVA-Brasil na 1ª Formação Continuada de Coordenação de Polo

primeiro_dia_formacao_recife (2)

Acolhimento das equipes no primeiro dia de formação

Teve início no dia 4 de agosto de 2015, na cidade de Recife (PE), a 1ª Formação Continuada de Coordenação de Polo do Projeto MOVA-Brasil. A formação que acontecerá até sexta-feira, dia 07/08, terá a presença, além das equipes dos polos, de representantes do Comitê Gestor, da articulação social, da FUP nacional e de palestrantes que contribuirão com o processo de formação integral dos(as) trabalhadores(as).

primeiro_dia_formacao_recife (11)A formação foi iniciada com o acolhimento das equipes, que trouxeram de seus estados de origem, poesias, músicas, cordéis e vídeos que retratavam o perfil sociocultural das turmas que compõem o Projeto MOVA-Brasil nos dez estados de abrangência. Coordenado pelas equipes dos polos PE/PB e MA, a mística foi um momento de integração, harmonização e de acolhimento dos(as) presentes.

Em seguida, após a leitura detalhada da pauta de formação e retomados os princípios de convivência construídos pelas equipes, Alessandra Santos, coordenadora da área da EJA no IPF, e Francisca Pini, diretora pedagógica do IPF, abordaram a avaliação do 1º ano de implementação do Plano Nacional de Educação e o seu desdobramento nos polos a partir da Semana de Ação Mundial (SAM).

primeiro_dia_formacao_recife (12)As equipes dos polos puderam socializar como desenvolveram junto aos(às) coordenadores(as) locais e monitores(as) as orientações encaminhadas pela Coordenação Pedagógica Nacional. Pôde-se perceber como as equipes se apropriaram da proposta, aplicando-a junto aos(as) trabalhadores(as) durante a formação inicial geral, nas formações semanais, e até mesmo desenvolvendo atividades de escrita e leitura junto aos(as) educandos(as), ou seja, ampliando a proposta inicial, divulgando-a junto aos parceiros locais e cobrando dos gestores públicos a sua efetividade. Segundo Fran Pini, “o MOVA-Brasil deu o tom político dessa abordagem. Nós estamos, efetivamente, politizando os sujeitos desse Projeto, desde os trabalhadores até os educandos”.

Ao final do dia, dois temas foram ainda abordados: a devolutiva da equipe do IPF, Simone Lee e Luiz Marine, sobre o Relatório MAIS e as evidências que o compõem, e a avaliação realizada pelas equipes dos polos sobre os desafios políticos, pedagógicos e administrativos que tem incidido sobre a gestão do Projeto nos polos. Como estratégia de superação dos desafios identificados, esses dois itens têm como objetivo rever questões que podem ser aprimoradas, no sentido de melhorar a ação das equipes para a garantia dos objetivos e metas do MOVA-Brasil nesta 7ª etapa.

Imagens do dia: