Projeto MOVA-Brasil participa do III EREJA Sudeste

CapaIIIEneja

o

De 30 de abril a 2 de maio de 2015 acontece, em Angra dos Reis (RJ), o III Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos (EREJA) Sudeste, que tem como temática o “O PNE e as políticas locais: desafios e lutas da EJA no novo cenário político”.

Participam do III EREJA aproximadamente 70 delegados dos quatro Estados da região Sudeste. O projeto MOVA-Brasil está representado pela coordenadora de polo Rio de Janeiro, Geanne Campos, e pela assistente pedagógica do Instituto Paulo Freire, Simone Lee.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora de práticas de Ensino em História, Alessandra Nicodemos, do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (LIEJA/UFRJ). Alessandra tratou da temática “O PNE e as políticas locais: desafios e lutas da EJA no novo cenário político”. Ela realizou um breve resgate do processo histórico de construção do Plano Nacional de Educação e um panorama dos avanços e desafios que existem no campo da EJA no cumprimento das metas propostas.

No dia 1o de maio, no período da manhã, aconteceu a apresentação de representantes dos fóruns do panorama da EJA em cada Estado. No período da tarde, houve um momento de discussão por Estado de avaliação das propostas levantadas no II EREJA e elaboração de novas propostas a partir do cenário político atual a a construção dos planos Municipais e Estaduais de Educação.

Em 2 de maio os participantes produzirão a síntese do Encontro e a construção de um plano de ação regional para efetivação de políticas públicas municipais e estaduais a partir das discussões feitas durante o dia.