Propostas dos educandos no Encontro Regional de Educandos de Serra Talhada-PE geram resultados em benefício da comunidade de Jatobá

Dr Barbosa se comprementendo com a turma

O encontro foi realizado na Associação de Moradores da Fazenda Jatobá.

A monitora Ana Maria e os educandos moradores da Fazenda Jatobá convidaram as autoridades presentes no Encontro Regional de Educandos para participar de uma reunião. O objetivo do convite era que as autoridades apresentassem respostas referentes às propostas apresentadas pelos educandos no Encontro Regional do Núcleo de Serra Talhada-PE, realizado no dia 23 de outubro de 2015.

A reunião, realizada na Associação de Moradores da Fazenda Jatobá, contou com a presença do prefeito Luciano Duque; do secretário de gabinete Rafael Fernandes; do secretário da Agricultura José Pereira; Cícero Aldo (Conselho Municipal); Paulo Pereira Gomes (Defesa Civil) e Hamilton Lopes (Sindicato Rural), entre outros presentes na comunidade.

A monitora coordenou a condução dos trabalhos, com a apresentação dos educandos e dos demais presentes. Concedeu a palavra ao prefeito Luciano Duque, que falou sobre a importância do Projeto MOVA-Brasil e as mudanças nas histórias de vida dos trabalhadores rurais, que são notórias. Falou também dos problemas repassados ao secretário de governo durante o Encontro Regional e da sua disponibilidade em ajudar a todos, ressaltando ainda que percebe como o Projeto MOVA-Brasil ajudou os educandos a ter um olhar crítico e a procurar seus direitos como cidadãos de fato. Firmou com a comunidade o compromisso de mandar passar as máquinas nas estradas para melhorar o acesso de todos e de assegurar atendimento médico para toda comunidade a cada quinze dias.

2

O prefeito Luciano Duque esteve presente e pôde dar devolutivas às demandas da comunidade do Jatobá.

Em sua participação, o prefeito comentou ainda sobre a dificuldade que os agricultores que vivem na comunidade estão passando sem água, e afirmou que já começou a enviar carros-pipa para dar suporte a todos até que ocorram (em breve) as perfurações de poços artesianos.

Todas estas problemáticas foram abordadas no Encontro Regional pelos educandos, no qual Cícero Henrique pediu que as autoridades olhassem mais para eles, pois estavam abandonados. O prefeito encerrou sua participação sinalizando que está sempre à disposição para continuar ajudando as comunidades e o Projeto nas próximas etapas.