Qualidade e participação na Formação de Coordenadores do Ceará

ceara_formacao_coordenadores_2015_1

O articulador social, Marcondes Muniz, fala durante a Formação Inicial de Coordenadores Locais

Durante os dias 26, 27 e 28 de maio de 2015 realizou-se a Formação Inicial de coordenadores locais do Polo Ceará desta 7ª etapa. O evento foi sediado na Casa Cordimariana de Encontros e Retiros Irmã Maria do Amparo, no município de Caucaia (CE).

Além da equipe do Polo, também participaram os coordenadores de cada núcleo: Francisco José Cavalcante Filho (Núcleo Maranguape), Luciano Martins de Oliveira (Núcleo Região Metropolitana), Antônia Cleonice dos Santos Araújo (Núcleo Canindé), Maria do Socorro Sales (Núcleo Fortaleza), Cyntia Pereira Rocha (Núcleo Paracuru, Graça Ordélia Bastos da Silva (Núcleo São Benedito).

Durante os três dias de Formação foram apresentados aos coordenadores locais a pauta, princípios de convivência, orientações e oficinas sobre a compreensão e o preenchimento dos instrumentais a serem trabalhados durante a etapa.

Além da ênfase a respeito das funções dos coordenadores locais, a Formação também proporcionou leituras, reflexões e debates sobre a concepção teórico-metodológica do Projeto, com destaque para alfabetização com Tema Gerador, a Etnomatemática e a Psicogênese da Língua Escrita, sempre com a preocupação de articular teoria e prática para que as atividades sejam mais coerentes e consequentes e contribuam para uma melhor aprendizagem dos educandos em sala de aula.

formação inicial coordenadores locais_casa cordimariana_caucaia-ce_26 a 28052015 (12)

Formação Inicial de Coordenadores Locais, na Casa Cordimariana, em Caucaia (CE)

No dia 27 de maio o articulador social Marcondes Muniz esteve presente e fez uma análise da conjuntura socioeconômica e política atual. Marcondes ressaltou o zelo e cuidado que todos precisam ter com o Projeto nesta etapa, devido ao grau de maturidade do Projeto depois de 12 anos de existência e às tensões sociais hoje existentes.

formação inicial coordenadores locais_casa cordimariana_caucaia-ce_26 a 28052015 (25)

Iran Gomes, coordenador do Polo ceará, na Formação Inicial de Coordenadores Locais,.

O coordenador pedagógico nacional Luiz Marine e Simone Lee se apresentaram ao grupo por videoconferência. Luiz Marine enfatizou o compromisso de todos com a meta de alfabetizar 80% dos educandos, encaminhar 50% dos alfabetizados para a continuidade dos estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 5% para os cursos de formação profissional. Ele também chamou a atenção para o olhar pedagógico da equipe de coordenadores no processo Formação dos monitores e de alfabetização dos educandos do Projeto; e Simone Lee ressaltou a importância do Sistema MOVA para a organização e sistematização dos dados e informações do Projeto, no sentido de tornar as ações desenvolvidas mais acessíveis e o processo mais transparente.

“O nível de envolvimento e a qualidade da participação dos seis coordenadores locais nas atividades desenvolvidas foram os pontos altos da Formação Inicial, indicando boas expectativas sobre o processo de trabalho e os resultados desta etapa.”

Iran Gomes, coordenador do Polo Ceará.