Segunda Formação Continuada de equipe de Coordenação de Polo acontece em Salvador (BA)

IMG-20151027-WA0062

Mara Cruz, da Federação Única dos Petroleiros (FUP); Fran Pini, diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire (IPF) e Luciomar Machado, articulador do Polo Bahia, durante o primeiro dia da Formação.

Entre os dias 27 e 30 de outubro de 2015 será realizada a 2ª Formação Continuada de Coordenação de Polo, em Salvador (BA).O encontro será sediado no Centro de Treinamento de Líderes de Itapoã, e contará com a presença de coordenadores de polo, assistentes pedagógicos, auxiliares administrativos, articuladores sociais e Comitê Gestor do Projeto MOVA-Brasil, com duração de 32 horas.

Após o acolhimento dos participantes com apresentação de um grupo de capoeira e a Mística de abertura foi realizada uma oficina pedagógica visando ampliar a compreensão da alfabetização matemática, com ênfase na elaboração de atividades articuladas ao Tema Gerador e com as aprendizagens envolvidas na parte da manhã.

Após o almoço – no qual os participantes poderão conhecer um pouco da cultura e sabores típicos da Bahia -, ocorreu nova oficina, com Luiz Marine e Mariana Galvão, da Comissão Pedagógica Nacional (CPN), para refletir sobre as possibilidades de intervenção com base nas teorias de Vygostky e Emilia Ferreiro, provendo mais subsídios teóricos às equipes dos polos em seu trabalho de alfabetização dos educandos do Projeto.

Já para o segundo dia de Formação, está prevista uma reflexão sobre a atualização do PEPP (Projeto Eco-Político-Pedagógico) do ano e a sua relação com as metas do Projeto MOVA-Brasil, com a participação de Rodrigo Silva, Luiz Marine, da CPN; equipes dos polos e os diretores pedagógicos do Instituto Paulo Freire (IPF), Angela Antunes e Paulo Roberto Padilha.

IMG-20151027-WA0076

Apresentação de grupo de mulheres de capoeira de Salvador durante a abertura da Formação.

Após o lanche, Sonia Couto irá coordenar oficina sobre os gêneros textuais “poema” e “canção”, relacionando a alfabetização e a formação profissional, com uma socialização do mapeamento dos polos em relação ao encaminhamento de educandos para as formações profissionais e parcerias locais.

Na quinta-feira (29 de outubro) pela manhã, haverá esclarecimento de dúvidas sobre os aspectos administrativo-financeiros e de recursos humanos e, após o almoço, um Círculo de Cultura sobre a relação entre a exploração do pré-sal e a educação no país, abordando ainda as perspectivas para a educação e jovens adultos e idosos nesse contexto.

No mesmo dia, Rodrigo Silva e as equipes dos polos apresentarão as parciais da organização do Encontro Estadual de Educandos e do Seminário Estadual de Práticas Alfabetizadoras, fazendo um balanço dos encaminhamentos, e Claudilene Gonzaga encerra o dia com uma avaliação processual das atividades da Formação.

IMG-20151027-WA0086

Participantes durante o primeiro dia de Formação.

O último dia de Formação terá início às 8h, com a apresentação de possibilidades de abordagem dos temas transversais do MOVA‑Brasil nas aulas de alfabetização, com ênfase na diversidade de perfis atendidos (igualdade étnico‑racial, religiosidade, gênero, coletivos LGBT etc). Sonia Couto e Mariana Galvão organizarão a “dinâmica do barco” e darão maior fundamentação teórica sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos e o Caderno de Formação “Diversidade e Direitos”, além de ministrarem oficina com o Almanaque do MOVA-Brasil.

Encerrando a II Formação Continuada de Coordenação Local, haverá uma socialização dos polos sobre o encaminhamento de educandos da EJA para continuidade dos estudos e elaboração de estratégias para alcançar esse objetivo, seguida de uma avaliação da Formação com Mariana Galvão.

 Galeria de imagens: