Roda de conversa discute Educação de Jovens e Adultos no Brasil e em Portugal

FOTO 07-Prof-Joaquim-Alcoforado-com-equipe do-Polo-Alagoas-e-futuros-educadores-do-município-de-Anadia

Prof. Joaquim Alcoforado com equipe do Polo Alagoas e futuros educadores do município de Anadia (AL)

No dia 15 de maio de 2015, a equipe do Polo Alagoas participou da reunião ampliada promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Fórum de Educação de Jovens e Adultos (FAEJA).

Na abertura, os participantes ressaltaram o caráter popular e democrático da Universidade. A mesa foi composta pelo professor Cezar Nonato, da Unitrabalho; Nilza Duarte, coordenadora do Fórum de EJA/AL e César de Araújo, técnico da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação

FOTO-06-Plenária-durante-evento

Plenária durante a roda de conversa

A atividade teve início com apresentação cultural elaborada por ex-trabalhadores(as) do Projeto MOVA-Brasil, “Nós mudemo”, uma reflexão voltada a educadores(as) de adultos, que retrata a realidade excludente e discriminatória vivida por um personagem que, infelizmente, ainda hoje, pode ser confundida com a história de vida de milhares de brasileiros/as que estão à margem da Escola.

Equipe do Polo Alagoas e prof. Joaquim Alcoforado

Equipe do Polo Alagoas e prof. Joaquim Alcoforado

O convidado de honra do evento foi o professor doutor Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, renomado pesquisador sobre a Educação de Adultos da Universidade de Coimbra/Portugal e do “Programa Apoyo al Sector Educativo del Mercosur (PASEM)”. Alcoforado participou da mesa de debates, juntamente com a professora doutora Maria das Graças Marinho, da UFAL, abordando o tema: “Educação e Formação de Adultos em Portugal: perspectivas teóricas e práticas”, trazendo grandes contribuições à formação.

Em sua fala, Alcoforado destacou a importância da formação de educadores de forma integrada e holística perpassando todas as políticas públicas: uma educação que permita às pessoas pensarem sobre si mesmas, e a compreender-se no mundo, proporcionando a possibilidade de desenvolvimento da criticidade, sendo assim, mais autônomas e livres em uma sociedade mais humanizada com cidadãos participativos.

Educador José Raildo Ferreira

Educador José Raildo Ferreira