Saiba como foi a realização dos encontros nos polos Ceará , Alagoas e Amazonas



No Polo Ceará, o encontro foi realizado no dia 13/09, na Casa Cordimariana de Encontro e Retiros Irmã Maria do Amparo e teve a participação de 102 pessoas, dentre elas, 54 educandas e educandos, sob o tema Educando com cidadania para sustentabilidade.
Na mesa de abertura havia, além do representante dos educandos/as, Senhor Luis de Almeida, monitora, coordenadora local, assistente pedagógica, coordenador pedagógico nacional, coordenadora de EJA, parceira local, articulador social, representante da Petrobras e representante do Comitê Gestor. Durante o evento houve vários depoimentos importantes, sobre a importância do Projeto MOVA – Brasil, leia dois deles a seguir.

“Eu quero, em nome da Petrobras, dizer que a Petrobras se sente feliz e honrada em participar do MOVA.”Afirmou Eurico Rocha, gerente de relações externas.

“Que o MOVA continue, pois quero aprender a ler e escrever como o meu patrão e está dando apoio ao movimento”. Declarou o educando Marcio de Lima, do Núcleo Jaguaretama.

No Polo Alagoas, o encontro foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) , no dia 14/09 e contou com a participação de mais de 135 pessoas, entre educandos/as, monitores/as, coordenadoras de núcleo, equipe do polo, parceiros e representantes do IPF e da Petrobras. O tema foi O acesso ao direito à educação e a perspectiva da continuidade.

Dentre os assuntos debatidos, merece destaque a potencialidade para geração de trabalho e renda, como são os casos das marisqueiras, filezeiras (mulheres que fazem a renda de filé), cocadeiras e pescadores. O representante do Comitê Gestor e diretor de finanças da FUP, José Genivaldo da Silva, diante dos relatos significativos e verdadeiros dos/as educandos/as, afirmou: “Vou lutar pela continuidade do Projeto”.

Outro depoimento importante foi da educanda Eliane dos Santos, do Núcleo de São Miguel dos Campos: “Nunca fui numa escola, agora já estou escrevendo o meu nome. Está troncho, mas vai ficar bonito. Não quero desistir”.

No Polo Amazonas, estiveram presentes ao encontro 190 pessoas, dentre elas, 145 educandos/as. O evento aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas e o tema foi Educação e Luta Política na Amazônia.

Na mesa de abertura estiverem presentes, além da representante das educandas/os, Senhora Vanda Oliveira, do Núcleo de Parintins, educadores do Projeto, coordenador pedagógico nacional, coordenadora municipal de EJA, parceira local, lideranças sindicais, representante do movimento de mulheres, representante da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer, articulador social, representante da Petrobras e representante do Comitê Gestor. A abertura foi dirigida pelo coordenador do Polo Amazonas, Marcos Moura.

Durante o evento, vários depoimentos significativos sobre a importância do MOVA-Brasil. Veja um desses depoimentos a seguir:

“Aqui tá eu, que renovei a minha vida! (…) A idade não importa! O que importa é a boa vontade da a gente, é querer saber, querer aprender!(…) Quando eu visto essa camisa (do MOVA), quando eu chego na porta da minha escola, eu chego muito feliz, eu chego cantando! Quando eu não canto a musica do Projeto, eu canto a musica do Boi (Caprichoso, de Parintins)…”

(Dona Vanda de Oliveira, educanda do Núcleo de Parintins/AM)