MOVA-Brasil apresenta projeto no IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire

foto 1

Francisca Pini (IPF), Paulo Neto (Petrobras), Moacir Gadotti (IPF).

No segundo dia do Encontro aconteceu o Círculo de Cultura “Educação de Adultos na Perspectiva Freiriana”, que foi coordenado por Sonia Couto (IPF Brasil) e Silvia Manfredi (IPF Itália).

foto2

MOVA-Brasil apresenta projeto no IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire.

O MOVA-Brasil apresentou seu projeto com destaque aos princípios teóricos e metodológicos de Paulo Freire, e sua parceria com o IPF, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Petrobras e ao processo de formação permanente dos educadores, que contribuem com o ensino e aprendizagem para a alfabetização com politização. Na sequência foi apresentado um vídeo com relatos dos educandos, elaborado pelo próprio projeto.

foto 3

Sonia Couto

Sonia Couto apresentou a experiência da construção coletiva do currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destacou como é possível ressignificar conteúdos para a alfabetização quando se tem clareza da concepção de educação que defendemos e vontade política. Acrescentou também, que o currículo ascendente propícia o engajamento dos sujeitos no processo de construção da educação emancipados.

Rita, Diana e Eder são professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Campus de Angicos/RN. Eles identificaram quais parceiros do Polo RN apresentam a importância da memória para trabalhar a história da educação, e recuperaram esta história por meio de registros fotográficos. O professor Eder abordou também o processo da construção do software para alfabetização de jovens e adultos. Os relatos foram importantes para aprofundar os princípios de Paulo Freire.