Seminário promove avaliação de Práticas Pedagógicas do Polo Rio de Janeiro

Núcleos reunidos realizando a classificação

Núcleos reunidos durante a classificação das práticas.

A II Formação Geral Continuada com monitores(as) e coordenadores(as) locais do Polo Rio de Janeiro foi realizada entre os dias 11 e 13 de novembro, no sítio JUVAK. 

Em pauta, estava a avaliação do processo de aplicação da proposta metodológica do Projeto MOVA-Brasil e a ampliação das formas de intervenções dos monitores no processo de ensino-aprendizagem dos(as) educandos(as), de forma a garantir seu desenvolvimento cognitivo até o final da 7ª etapa.

Neste sentido, o Seminário teve início com uma avaliação dos núcleos sobre o andamento de seu trabalho ao longo dos meses trabalhados, apontando os avanços alcançados e desafios que ainda precisam ser superados. Após as avaliações foram apresentadas as propostas de construção de sequência didática, com atividades contextualizadas de diagnóstico e intervenção a partir de temas e subtemas específicos, utilizando as linguagens textuais “ditado popular” e “provérbio”.

Também foi realizada a avaliação dos portfólios, em que cada núcleo analisou o portfólio de outro núcleo seguindo o roteiro de avaliação entregue pelo Polo; apresentando ao final da análise o portfólio que estava dentro da proposta e o portfólio no qual ainda faltavam elementos para estar de acordo com o solicitado. Dessa forma, monitores e coordenadores locais obtiveram mais subsídios para ajustar os portfólios de forma a retratar mais explicitamente o processo de aquisição de aprendizagem de seus educandos.

No dia 12 de novembro ocorreu o Seminário de Prática Estadual, com a presença da professora Miriam de França, coordenadora de EJA do município de Duque de Caxias, que avaliou as práticas apresentadas pelos núcleos do polo. Estas práticas foram escolhidas previamente por cada núcleo durante o Seminário de Práticas Municipal, no qual cada monitor apresentou sua prática e o próprio grupo definiu critérios para sua avaliação e escolha.

Cabe aqui destacar, entre as realizações dos Seminários Municipais, o Núcleo Maxambomba – Nova Iguaçu e Queimados; que definiu como um dos critérios para a atividade ser apresentada ter sido escolhida pelo monitor e pelos educandos; assim como o Núcleo Florescer – São Fidélis, que garantiu a presença de educandos nos Seminários Municipais para fazer relatos sobre a prática e contribuir para a sua avaliação.

Para a apresentação do Estadual os seis núcleos foram divididos em dois blocos, e a ordem de apresentação foi decidida através de sorteio feito pouco antes das apresentações. Durante a apresentação de cada núcleo os participantes da Formação iam registrando suas perguntas em uma tarjeta previamente distribuída e, após a finalização de cada bloco, os três núcleos que se apresentaram iam a frente para responder as perguntas direcionadas a cada um.

Debate do primeiro bloco

Debate do primeiro bloco.

No final do primeiro debate os núcleos se reuniram para dialogar sobre suas percepções referentes às três apresentações, obtendo uma prévia da colocação. Após o fim do segundo bloco, os núcleos se reuniram para avaliar todas as apresentações e definir a classificação de cada uma, através da análise da ficha individual de avaliação, entregue pelo polo.

A tabulação final da classificação das práticas dos núcleos (que define que prática será apresentada na Formação Nacional com as coordenações de polo) foi feita através da apresentação da lista de classificação e da justificativa de cada núcleo, da professora convidada e do polo, com as definições sendo registradas e exibidas no telão à medida que eram apresentadas.

Apresentação da Monitora Thamyres

Apresentação da monitora Thamyres.

Nesse processo democrático e dialógico, a prática escolhida foi a da turma Crescer/Ernesto Machado (monitora Thamyres Pires), que apresentou a prática com o Tema Gerador “Políticas Públicas” e o subtema “Saúde- Saneamento Básico”. A prática foi escolhida por contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos educandos nas atividades de escrita, leitura, oralidade e matemática aplicadas dentro da sala de aula; por sua relevância dentro do contexto de uma comunidade do campo com problemas de saúde relacionados ao não tratamento de esgoto (que é despejado no rio onde as crianças brincam, é utilizado para irrigação das plantações e prejudica os pescadores que utilizam o rio para gerar renda); pelo envolvimento da comunidade (educandos passaram a participar da Associação de Moradores para debater os problemas que vivenciam e a Associação está apoiando a turma) e pelo desdobramento relatado, pois a turma está construindo um abaixo assinado para solicitar tratamento de esgoto adequado para o bairro.

No último dia de Formação o polo apresentou o PEPP – Projeto Eco-Político-Pedagógico – atualizado após a contribuição de cada núcleo, aproveitando para fazer uma homenagem ao educando Darci Teixeira Galote (Núcleo Maxambomba), mencionado na apresentação por sua fala na mesa do Encontro Municipal de Educandos e Educandas do Núcleo Maxambomba, que havia falecido no dia anterior.

Fechando a Formação, foram feitos os encaminhamentos pedagógicos e administrativos referentes ao processo de finalização da 7ª etapa e realizadas as apresentações culturais que cada núcleo trouxe para socializar, com a confraternização da última Formação Geral.