Três gerações unidas pelo Projeto MOVA-Brasil em Pernambuco

Aline mendes, sua mãe e a educanda sua avó

Maria José, Josefa e Aline. Três gerações participando do Projeto MOVA-Brasil.

Três gerações estão reunidas na turma do Sítio Quatis (Polo Pernambuco/Paraíba), onde mãe, filha e neta participam do ideal de alfabetização do MOVA-Brasil.A história da educanda Josefa da Conceição Silva, de 85 anos, sua filha Maria José da Silva (diretora do Sindicato Rural e parceira da turma), e sua neta Aline Mendes, que tornou-se monitora da turma representam o passado, presente e futuro juntos pelo combate ao analfabetismo.

Aline Mendes e sua avó

Dona Josefa e sua neta, a monitora Aline Mendes.

“É um orgulho estar aprendendo a ler e escrever com minha neta”, disse emocionada dona Josefa, que  não se alfabetizou na infância devido à distância que tinha que percorrer da zona rural até a cidade de Lagoa de Itaenga, o que fez com que muitas vezes ela desistisse de ir durante o percurso.

A história de Josefa, como a de muitas outras mulheres camponesas, revela a renúncia de sonhos e projetos de vida que decorrem da negação de direitos, como o desejo de aprender a ler e escrever que no passado ficou pelo meio do caminho.

Dona Josefa com seus 85 anos é um exemplo de frequência e de entusiasmo:

“Quero terminar aqui, continuar meus estudos e ainda fazer faculdade, se Deus quiser e eu estiver viva” disse dona Josefa.