Turma Pitangueira do Núcleo Litoral Sul e o movimento Outubro Rosa no Polo Bahia

Movimento Ourubro Rosa em sala de aula

Movimento Outubro Rosa em sala de aula.

Para colaborar com o movimento Outubro Rosa, no dia 7 de outubro, a agente de saúde Maria de Lurdes Santana, visitou a turma da comunidade de Pitangueira, no município de Itajuípe (BA).Durante a visita, um bate-papo com os(as) educandos(as) sobre o câncer de mama, a agente de saúde falou sobre os principais sintomas do câncer de mama: nódulo ou caroço no seio, acompanhado ou não de dor nas mamas. Disse ainda que podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como inchaços ou pele semelhante a casca de laranja, e que os nódulos também podem surgir na região da axila.

Maria de Lurdes explicou a importância do autoexame, que consiste na prática frequente do toque em cada um dos seios pela própria mulher, e ensinou como realizá-lo, sempre com o objetivo de detectar precocemente nódulos ou caroços. Informou ainda que caso qualquer alteração seja detectada, é preciso procurar o médico o mais rápido possível. Por meio do autoexame, do exame clínico e da mamografia (ou radiografia das mamas) é possível dar um diagnóstico mais preciso, afirmando que esse serviço está disponível no hospital pelo SUS, necessitando apenas do encaminhamento do médico.

A agente de saúde Maria de Lurdes ensinando a fazer o autoexame

A agente de saúde Maria de Lurdes ensinando a fazer o autoexame.

A agente de saúde informou também que a idade constitui outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade (depois dos 50 anos de idade), a menopausa, e que a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e nunca ter tido filhos constituem também fatores de risco. Aos educandos presentes, ela ressaltou que, embora mais comum nas mulheres, o câncer de mama acomete homens também, enfatizando que um diagnóstico inicial pode reduzir a taxa de mortalidade por esta doença.

Como o subtema trabalhado na turma é alimentação saudável, foi explicado também que a alimentação é muito importante e pode contribuir na prevenção de diversos tipos de câncer. Ressaltou a importância do consumo de alimentos ricos em antioxidantes, principalmente frutas e verduras como o brócolis, o melão e a cenoura (sempre bem higienizados), além de evitar utilizar os condimentos e temperos industrializados. Sobre esta questão, o educando Dourival da Ressureição afirmou que comia de tudo mas, para cuidar da saúde, atualmente tem uma alimentação mais saudável, com a ajuda da esposa, completando:

“É, homem deve fazer o autoexame também!”

Já a educanda Vera Lúcia de Souza achou interessantes as novas orientações:

“Eu aprendi a fazer o exame de toque nos seios. Eu já fazia, mas não era assim, com essa perfeição”, afirmou.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é provavelmente o câncer mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.