Turmas de Indiaroba (Polo Sergipe) e o encaminhamento de educandos(as) para a educação de jovens e adultos (EJA)

Secretaria de educação recebe demanda de 07 turmas do município - 140 educandos serão matrículados na EJA I

Secretaria de Educação recebe demanda de sete turmas do município.

Na manhã do dia 22 de outubro foi realizada uma reunião na Secretaria de Educação do município de Indiaroba para apresentar a demanda de educandos para cursarem a EJA em 2016.

Participaram do encontro a coordenadora do Polo Sergipe Larissa Carvalho, a coordenadora pedagógica nacional Mariana Galvão, a coordenadora local do Núcleo Sul Sergipano Midiane Melo, as monitoras Elaine Batista dos Santos e Janicleide Santos do Nascimento e o parceiro local, o vereador Ginaldo Lessa.

O grupo foi recebido pela secretária de educação do município, Valdirene Mendes Bitencourt, que acolheu a demanda apresentada das sete turmas no município: serão 140 educandos encaminhados para continuidade de estudos na EJA.

Representantes do MOVA com Secretária de Educação - Valdirene Bitencourt

Representantes do MOVA-Brasil com asecretária de educação Valdirene Bitencourt.

Segundo Valdirene, há um compromisso de que as turmas da EJA sejam articuladas nos próprios povoados do município, com o objetivo de fortalecer as escolas do campo, que nos últimos anos vêm sendo sistematicamente fechadas por falta de demanda:

“Nós precisamos formalizar parcerias como essa com o MOVA-Brasil, pois há um desejo nosso de aumentar o número de matrículas na Educação de Adultos. Esse mapeamento que vocês nos apresentam é o que precisamos para garantir a continuidade da escolarização no Fundamental I e II”.

Ginaldo Lessa, parceiro do município, enfatizou a importância de, ao longo do processo de escolarização dos educandos, inseri-los em outros programas que são ofertados a esse público, como o Pronatec e o Projovem Campo.

O próximo passo para o encaminhamento dos educandos do município de Indiaroba para a EJA será a organização da documentação para a efetivação das matrículas nas unidades escolares dos povoados, o que deverá acontecer no início do mês de janeiro de 2016. Assim, será garantida a continuidade dos educandos na EJA sem interrupção, já que as aulas do MOVA-Brasil terminam em 28 de janeiro e se iniciarão no mês de fevereiro no município.

z

O parceiro local Ginaldo Lessa, a coordenadora do Polo SE Larissa Carvalho, Mariana Galvão da CPN, as monitoras Elaine Batista e Janicleide Santos e a coordenadora local Midiane Melo (da esquerda para a direita).