Turmas do Projeto MOVA-Brasil na Bahia participam de aula inaugural

Aula Inaugural - Monick Litoral Sul

A monitora Monick Amorim e educandos do Núcleo Litoral Sul.

No dia 15 de junho as turmas de alfabetização do Projeto MOVA-Brasil do Polo Bahia realizaram suas aulas inaugurais. Essas aulas têm como objetivo ampliar o processo de divulgação do Projeto nas comunidades, demarcar o início das atividades nas turmas e apresentar a proposta político-pedagógica do Projeto.

Educanda Benedita e Coordenadora Sanlai

A educanda Benedita e a coordenadora Sanlai, do Núcleo Litoral Sul, participaram da aula inaugural.

No Núcleo Litoral Sul, a aula inaugural da turma Comunidade de Manoel Leão (Itabuna-BA) foi promovida pela monitora Monick Amorim na Escola Comunitária Juca Leão para recepcionar seus educandos. A aula contou com a presença da coordenadora local do Núcleo Litoral Sul, Sanlai Lima, e do parceiro local, Guilherme dos Santos. A coordenadora do Núcleo falou sobre o direito à educação e sobre a forma como o Projeto MOVA-Brasil tem contribuído, ao longo dos dez anos de sua existência, para a garantia desse direito social e o fortalecimento da cidadania. Ela acrescentou que, para concretizar suas ações e metas, o Projeto MOVA-Brasil conta com parcerias locais que são estabelecidas durante toda a etapa.

m

m

m

O parceiro local do município de Itabuna, Guilherme, falou da importância da educação para a inserção no contexto mundial, não importando a idade do educando, reafirmando a necessidade de se buscar o conhecimento e parabenizando a todos pelo interesse em participar do Projeto. Na sequência, a monitora Monick falou sobre as experiências vividas durante a Formação Inicial de monitores e coordenadores locais e sobre o modelo de educação contextualizada, que considera a história de vida de cada indivíduo e sua Leitura do Mundo, no universo ao qual está inserido.

15-06-2015    -aula inaugural      Comunidade do RASO - Canudo (4)

Turma da comunidade do Raso (Canudos-BA).

No Núcleo Sertão do São Francisco, na comunidade Raso (Canudos-BA), a monitora Débora Souza dos Santos realizou junto com educandos, comunidade, coordenador de núcleo e convidados a aula inaugural. Na oportunidade, a monitora apresentou os objetivos, metodologia e metas do Projeto MOVA-Brasil. O coordenador do núcleo Sertão do São Francisco, Adílio Morais Cardoso, falou sobre os parceiros do projeto em âmbito nacional e também do parceiro local; a Central das Associações Integradas de Uauá (CACHIU). Também marcou presença na aula inaugural a senhora Maria de Raimunda, coordenadora pedagógica no município de Canudos, representando o Secretário de Educação  Edmílson Ferreira de Oliveira, os vereadores Rômulo Rabelo de Araújo e Osmar Pereira de Souza, assim como Damião Santana de Oliveira, representando as Associações de Canudos.

No Núcleo Litoral Norte Agreste Baiano as aulas inaugurais foram marcadas pela diversidade de educandos. Exemplo disso é a turma do assentamento Antônio Conselheiro, localizada na cidade de Esplanada, caracterizada por uma faixa etária heterogênea de educandos, assim como a turma de Esplanada (centro), que, em parceria com o projeto BEM VIVER, traz consigo os traços marcantes das experiências de vida e o resgate da cultura local de um público de educandas da terceira idade.

A aula inaugural contou com ainda com a presença da profª Brígida, coordenadora que abraçou o Projeto MOVA-Brasil e falou sobre o Projeto BEM VIVER:

O Projeto BEM VIVER é um trabalho voltados para mulheres já naquela fase em que a necessidade de atenção é mais significativa. Muitas não sabem como lidar com as diversas situações impostas pela vida e acabam adentrando o caminho da solidão. E é justamente aí que entra o projeto, uma forma de prestar todo o apoio necessário, na tentativa de atenuar o sofrimento e recuperar a autoestima dessas “guerreiras”, como são denominadas.”