Unindo forças e reafirmando o protagonismo da EJA

Mesa com prefeitos e Universidade UNEB prof

O dia 03 de junho de 2015 marcou um momento ímpar para a EJA dentro do Território do Sisal da Bahia. Foi organizado pelo Fórum Regional de EJA o III Café com os Prefeitos, das 8:30h às 12:00h, na Secretaria Municipal de Educação do município de Araci.

 

membros do Colegiado do Forum_edit

Os membros do Colegiado do Fórum lembraram a importância do protagonismo dos envolvidos durante as atividades.

 

Os integrantes da Coordenação Colegiada do Fórum Regional de EJA destacam que o evento só alcançou bons resultados devido à participação de cada sujeito envolvido como protagonista que acredita e se responsabiliza pelos rumos da EJA. A coordenadora pedagógica nacional, Claudilene Gonzaga, ressalta que a parceria com o Projeto MOVA-Brasil proporcionou turmas de alfabetização de jovens e adultos instaladas no Território do Sisal desde 2003; primeiramente através do Programa Petrobras Fome Zero e, depois, por meio do Programa Desenvolvimento & Cidadania.

Prefeitos do Territorio do Sisal no Fórum EJA Sisal_edit2

Prefeitos do território do Sisal marcaram presença no III Café com os Prefeitos.

 

Participaram do evento representantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): o Prof Deijair Ferreira (diretor do Campus XIV de Conceição do Coité) e a Profª Elivânia Alves (diretora do Campus XI de Serrinha), além de Secretários de Educação, Assistência e Desenvolvimento Social; assim como os prefeitos dos municípios de Araci, Teofilândia, Lamarão e Valente. Vale ressaltar que os municípios de Serrinha, Conceição do Coité, São Domingos, Euclides da Cunha, Barrocas, Retirolândia, Tucano, Quijingue e Ribeira do Pombal também se fizeram presentes no evento através de representantes.

A iniciativa do Fórum de reunir autoridades gestoras do território para discutir a educação de Jovens e Adultos é pioneira no país. Como resultado do exercício de construção coletiva, a pauta de apreciação apresentada aos prefeitos como diretriz para atualização dos Planos Municipais de Educação (PME´s) foi integrada pelos seguintes pontos:

  •  Assegurar a efetivação das metas e estratégias para a EJA dentro do Plano Municipal de Educação.
  • Acabar com o fechamento de classes e escolas para os sujeitos da EJA nos municípios sisaleiros.
  • Promover a Formação Inicial e Continuada para professores da EJA.
  • Cooperar com as ações e atividades do Fórum Regional de EJA no território do Sisal.

 

Orquestra - atividade cultural_edit

Apresentação da Filarmônica Capitão José Ferreira.

 

A programação foi teve início com o acolhimento e boas-vindas do município anfitrião, seguido de uma atividade cultural local, a Filarmônica Capitão José Ferreira, acompanhada de um café da manhã nordestino. Na cerimônia foi realizada uma apresentação do Fórum Regional de EJA do território do Sisal, realizada sob a coordenação da Profª Drª Edite de Faria.

Apresentação do Fórum EJA aos prefeitos_edit

A Professora Doutora Edite de Faria ressaltou os objetivos e os valores que embasam a concepção de EJA do Fórum.

A professora evidenciou os objetivos e os valores que embasam a concepção de EJA do Fórum: educação ao longo da vida e não na “idade certa”; educação popular como campo político e escolarização como direito, além de destacar que os direitos da EJA não se negociam. Os prefeitos fizeram uso da fala, demarcaram seus posicionamentos e ratificaram o compromisso dos municípios com as principais metas da EJA no PNE materializadas nos PMEs.

Prefeito Silva Neto_Araci-BA_acolhendo os participantes do Forum EJA_edit2

Silva Neto, prefeito de Araci-BA, sede do evento.

 

A caravana do Fórum Regional de EJA do Sisal está mais unida e fortalecida, com muita fibra para a luta e as conquistas! No encerramento, empenhados pela efetivação de políticas públicas, a Coordenação Colegiada fez os agradecimentos aos companheiros do município de Araci por sediarem o encontro, parabenizando-os pelo compromisso e organização.