Direitos Humanos e continuidade dos estudos na Formação Inicial do Ceará

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O encontro teve a duração de cinco dias.

A Formação Inicial de Monitores e Coordenadores Locais da 7ª etapa 2015 do Projeto MOVA-Brasil foi realizada na Casa Cordimariana de Encontros e Retiros Irmã Maria do Amparo, no município de Caucaia (CE), entre os dias 08 e 12 de junho.

O encontro reuniu seis coordenadores locais e 75 monitores, com um total de cerca de 100 pessoas presentes, entre educadores, ex-educandos, parceiros, articuladores, convidados e equipe do polo.

A Formação teve início com a apresentação da Mística dos núcleos, seguida por uma apresentação cultural com a cantora Helleudávya dos Santos, representante da oficina de música do Centro Educacional Aldaci Barbosa, casa de semiliberdade atendida em 2014 e também nesta 7ª etapa.

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A cantora Helleudávya dos Santos se apresentou na abertura da Formação.

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Mesa de abertura da Formação Inicial de Monitores e Coordenadores Locais.

Na composição da mesa de abertura, destaque para o educando da etapa 2014 Antônio Gomes que, ao receber o livro História de vida dos educandos e educandas do Projeto MOVA-Brasil, falou sobre sua satisfação em ter atuado no Projeto e estar dando continuidade aos estudos na EJA do município de Paracuru.

Completaram a mesa de abertura Iran Gomes (coordenador do Polo); Marcondes Muniz (articulador social do Polo); João Alves (articulador local do núcleo Maranguape); Irmã Maria do Carmo (representante da Casa Cordimariana); José Eduardo (coordenador pedagógico dos Centros Educacionais de Semiliberdade do Estado do Ceará); Gilberto Bastos (chefe de gabinete da deputada estadual Augusta Brito); Vanderlani Rocha (secretária de ação social do município de Paracuru). Também estiveram presentes os articuladores locais de Paracuru e São Benedito, além de representantes dos Centros de Educação da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.

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A Formação contou com a presença de cerca de 100 pessoas durante as diversas atividades realizadas.

Dentre os assuntos debatidos estavam: objetivos e metas do Projeto; articulação das ações de formação profissional nas turmas instaladas; avanços e desafios referentes à continuidade dos estudos na EJA; Marco Referencial, estrutura e Plano de Ação do PEPP; Estudo da Realidade e Leitura de Mundo; escrita, leitura e oralidade; níveis de aprendizagem; Etnomatemática; avaliação das aprendizagens, portfólio do educando; objetivo e preenchimento de instrumentais; gestão financeira e administrativa do Projeto e a Semana de Ação Mundial pela Educação (SAM).

Outro momento relevante foi a palestra sobre Direitos Humanos realizada pela professora Nágyla Drumond, cientista social e integrante da Coordenação Estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM). A professora falou sobre os Direitos Humanos com foco na ‘tolerância’ (convivência baseada no respeito) e valorização das diferenças. Os participantes interagiram com a mediadora a partir de suas experiências pessoais, com perguntas e intervenções sobre o assunto.

O coordenador pedagógico nacional, Luiz Marine fez uma intervenção pelo Skype e destacou a importância do papel de cada monitor e cada coordenador no alcance das metas do Projeto nesta etapa 2015:

  • Cadastrar 20 educandos por sala.
  • Alfabetizar 80% dos educandos frequentes no final da etapa.
  • Encaminhar 50% dos alfabetizados para continuarem os estudos na EJA.
  • Encaminhar 5% dos alfabetizados para fazerem cursos de formação profissional.
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A Semana de Ação Mundial pela Educação (SAM) foi um dos temas abordados durante a Formação.

Como encaminhamento da Formação foram sugeridos o mapeamento das escolas que ofertam EJA próximas às turmas do Projeto, a mobilização de novos parceiros, a reafirmação de parcerias e a comunicação aos articuladores locais da ocorrência de dificuldades percebidas na instalação das turmas.

Devido aos resultados das avaliações dos participantes da Formação, a expectativa da equipe de Coordenação do Polo Ceará é de uma etapa de muito trabalho e de bons resultados, com o cumprimento das metas do Projeto MOVA-Brasil, atendendo 1.780 educandos nas 89 turmas de alfabetização distribuídas nos 06 núcleos do estado.


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