Educandos(as) de Fortaleza visitam a Lagoa do Opaia

20151210_144148

Os educandos(as) do Projeto puderam se conscientizar sobre a questão ambiental que envolve a Lagoa e o seu entorno.

No dia 10 de dezembro de 2015 educandos(as) da turma Casa Brasil (Núcleo Fortaleza-CE) participaram de aula de campo na Lagoa do Opaia.  Localizada no bairro Vila União, onde está instalada a turma, a aula deu continuidade ao processo de Leitura do Mundo, e teve como objetivo analisar a questão ambiental que envolve a Lagoa e o seu entorno.

O educando Raimundo Nonato Reis de França, que neste ano foi eleito agente da cidadania do município de Fortaleza, relatou para os presentes os diversos impactos ocorridos naquela área de lazer da comunidade. Na oportunidade, repassou as promessas de revitalização do espaço, como a urbanização do local, que já está em andamento junto com o calçadão e a arborização. O Poder Público municipal concluirá as transformações com a implantação dos brinquedos infantis e a academia para os idosos.

20151210_145351

O lançamento de esgoto clandestino e a presença de lixo no local foi abordada pelos educandos.

A educanda Edina de Abreu lembrou com saudades do tempo em que as mulheres lavavam roupa à beira da lagoa e das barracas de lazer, que atraíam famílias de vários bairros para se banharem nas águas. Hoje, reclamam de esgotos clandestinos depositados na água e da população de rua que mora em barracos improvisados à beira da Lagoa.

Os educandos da turma se conscientizaram da importância de sensibilizar a comunidade para o zelo das melhorias que estão acontecendo. Eles pretendem dialogar sobre consciência ambiental com as outras pessoas do bairro.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!