Polo Ceará fecha etapa do MOVA-Brasil com formaturas dos(as) educandos(as)

formatura_polo de artes_nucleo caninde_04022016 (2)

Formatura do Núcleo Canindé.

     O Polo Ceará realizou, de 1 a 5 de fevereiro de 2015, as formaturas dos educandos da 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil. Participaram das formaturas a representação das articulações locais, representação da EJA, parceiros, familiares de educandos e representantes do poder público. Em dois núcleos, os parceiros contribuíram para a realização da formatura coletiva com a participação de todas as turmas.

     No dia 3 de fevereiro, no salão do Centro Paroquial, o núcleo Pracuru realizou sua formatura com grande participação dos educandos. Ao receberem o certificado, afirmavam com satisfação o que aprenderam na sala do MOVA e disseram, entusiasmados, que não querem parar de estudar. A secretaria de Educação Arlete Rocha, reafirmou o desejo da Secretaria em acolher os educandos nas turmas da EJA – Educação de jovens e Adultos municipal. Estiveram presentes ainda parceiros locais, a secretaria de Ação Social, Vanderlane Freitas; a articuladora local, Francineuda Sombra; e a coordenação da EJA, representada por Neide Rocha e Jurandir Sales. Representaram o polo Ceará, Iran Gomes e André Martins.

formatura_centro pastoral nossa sra remedios_nucleo paracuru_03022016 (3)

Formatura do Núcleo Paracuru.

     Em Canindé, a formatura foi um misto de agradecimento ao Projeto pela oportunidade proporcionada aos educandos de assentamentos e comunidades sem muitas oportunidades socioeducacionais e afirmação de compromisso para o encaminhamento dos estudos. A articuladora local, Maria Luciene, que recentemente assumiu a coordenação da Educação de Jovens e adultos, conclamou os educandos para o ingresso na EJA, garantindo às turmas que concluíram com frequência satisfatória que teriam o atendimento na própria localidade onde finalizaram a etapa do MOVA-Brasil. Em sua fala, o prefeito Celso Crisóstomo, agradeceu ao núcleo gestor do Projeto citando a oportunidade educacional e social que o Projeto MOVA-Brasil proporciona aos educandos(as) e as comunidades. Corroborando, a educanda Nelciane de Sousa, turma bairro do S, afirmou: “fiz o curso de doces e salgados e já estou ganhando um dinheirinho”. Ela foi uma das educandas inseridas nos cursos de formação profissional.

formatura_polo de artes_nucleo caninde_04022016 (3)

Formatura Núcleo Canindé.

     No dia 18 de fevereiro, 21 internos das turmas Unidos em Cristo e Fé e Esperança, que funcionaram na Casa de Privação Provisório de Liberdade (CPPL) do bairro Carrapicho, em Caucaia, e Casa de Privação Provisório da Liberdade (CPPL I), em Itairinga, receberam seus certificados. No ato, o secretário de Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, fez um pronunciamento agradecendo o Projeto MOVA-Brasil pela iniciativa inédita de ofertar escolarização nas duas unidades prisionais. “Temos como diretriz a humanização do sistema penitenciário e a educação é o carro chefe. Estamos valorizando o ser humano e dando a possibilidade de inclusão. Isso é inédito na gestão penitenciária no Ceará”, concluiu o secretário.

formatura_turma CPPL carrapicho_nucleo fortaleza_18022016 (1)

Formatura da turma CPPL, Núcleo Fortaleza.

formatura_turma CPPL carrapicho_nucleo fortaleza_18022016 (2)web

     Ao receber o certificado, o educando A. J. R., de 26 anos, alfabetizado dentro da unidade de Caucaia, afirmou que o seu olhar se abriu para o mundo. “Ler pela primeira vez é como se a gente fosse cego e começasse a enxergar. Sei assinar meu nome, estou mais do que feliz por isso”. Ele contou que vivia pulando de escola em escola e que não frequentava as aulas, mesmo com a insistência e matrículas feitas por sua mãe. “Descobri lá fora como é desonroso não saber ler nem escrever”.

     As demais turmas do polo, realizaram as formaturas nas turmas próximas ou individualmente.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!