Encontro de Educandos e Educandas

A ação mobilizou 11 núcleos no Ceará e envolveu aproximadamente 3500 educandos no mês de agosto de 2011.

O encontro foi organizado pelos educadores do MOVA-Brasil em momentos diferentes. No primeiro momento, a equipe do polo discutiu com seus 11 coordenadores, e estes com seus 171 monitores, e estes últimos, processualmente, envolveram seus educandos.

Com o tema “A importância da educação na vida dos educandos”, cada monitor colocou em prática seu plano de aula, elaborado em formação semanal com seu coordenador(a), considerando questões relevantes ao tema e seu contexto.

Discussões e aprofundamentos seguidos de pesquisas sobre a situação da educação no município foram pautas executadas em sala de aula envolvendo educandos e educadores. Da sala de aula para o município foi o passo seguinte, planejado e executado pelos sujeitos locais envolvendo apoio de parceiros, lideranças e Secretarias Municipais como a de Educação.

As elaborações exigiram apoio financeiro para deslocamentos de educandos e monitores para o município onde aconteceria o encontro. Variadas formas de apoio foram dispostas pelos amigos sensibilizados, que se fizeram parceiros solidários e comprometidos a causa.  Colaborações como participar de discussões em sala de aula, doação de alimentos para refeições no encontro e garantia dos deslocamentos foram dispostas pelos parceiros.

Presenças de pessoas representativas de diversas secretarias se comprometeram com os argumentos que justicavam reivindicações apresentadas nas falas dos educandos.

Os conteúdos apresentados não apenas expunham depoimentos de realizações pessoais, como também incluíam círculos de cultura, aprofundando o tema do encontro a partir de diagnósticos sobre a educação nos municípios do Ceará e do restante do país, além de envolver educandos e convidados. Relatos emocionantes de histórias de vida enfatizavam o aprender a ler e escrever ou o simples fato de estarem estudando, como a principal realização em suas vidas.

Um critério para o educando se deslocar de sua turma até o encontro estadual era que ele tivesse sido destaque em todo o processo desde sua turma até o encontro municipal. A abertura foi iniciada com falas dos participantes, inclusive dos educandos presentes, que além de serem assim destacados, aproveitaram para expor seus sentimentos.

Uma das maiores afirmações desse processo foi o comprometimento da continuidade dos estudos com encaminhamento para salas de EJA. O compromisso envolve monitores que estimularam e assumiram acompanhar os educandos. Em suas falas, se dizem felizes como educadores populares e em colaborar com o crescimento pessoal e crítico, além da oportunidade de integração, tornando os seus educandos protagonistas.

 

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