Reflexão sobre a Educação do Campo marca a 2ª Formação de Coordenadores no Polo Maranhão

20140714_102938

Nos dias 15, 16 e 17 de julho, o Polo Maranhão realizou a 2ª Formação Mensal de Coordenadores Locais, no Hotel Alecrim, em Caxias (MA). A formação teve início com a avaliação coletiva do processo de sistematização da Leitura do Mundo descrita no Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) do polo, dando enfoque à realidade socioeducacional das comunidades e considerando que 93,9% das turmas estão situadas no campo.

Partindo dessa reflexão, foi destacada a importância da luta em defesa de uma nova política educacional para o campo, onde o direito à educação seja efetivamente garantido. “A oferta de educação no estado do Maranhão é altamente precarizada, com escolas de péssima qualidade, além de muitas comunidades que não dispõem de nenhuma escola. A universalização da educação parece não ser prioridade aqui no estado”, afirma Dalila Calisto, assistente técnico-pedagógica. Para ela, enxergar essa realidade, coloca-nos em um desafio muito maior como educadores populares, precursores da pedagogia preiriana: lutar pela garantia do acesso à educação de qualidade social no Maranhão.

O coordenador do polo, Jorge Freitas, complementa, dizendo que é essencialmente importante problematizar essa realidade, pois a mesma está intrinsecamente ligada ao cenário atual do analfabetismo. Parafraseando o livro Dicionário da Educação do Campo, um dos autores, Álvaro Vieira Pinto, afirma que “o adulto analfabeto não é voluntariamente analfabeto, é feito analfabeto pela sociedade, nas condições de sua existência” – dessa forma, compreendemos que a negação histórica da educação junto à lógica dominante de expropriação da riqueza material e imaterial têm produzido milhões de analfabetos ao longo dos anos.

No decorrer da formação, também foram debatidos o cumprimento dos combinados, encaminhamentos e prazos estabelecidos pelo Projeto, bem como a avaliação diagnóstica e prognóstica do processo de aprendizagem dos educandos, com vistas às próximas atividades a serem desenvolvidas pelo polo (entre elas, Ações de Mobilização e Intervenção Social, Seminário de Práticas Alfabetizadoras e Encontro de Educandos).


0 Comentários

Deixe o seu comentário!