Continuidade dos estudos da EJA e formação profissional dos educandos do MOVA

rreunião da secretaria de educaçao

Reunião com secretária de educação de Parnarama

Acompanhamento pedagógico e a continuidade dos estudos na EJA

De 6 a 10 de outubro, a coordenação pedagógica nacional realizou um acompanhamento presencial no Polo Maranhão. A agenda foi construída a partir das prioridades do polo.

No dia 9, o coordenador de polo, Jorge Freitas; a coordenadora local do núcleo, Maria Gonçalves e a coordenadora pedagógica nacional, Claudilene Gonzaga, realizaram uma reunião com a secretária de educação de Parnarama, Socorro Alves, para tratar da continuidade da escolarização dos educandos.

A secretária afirmou que “é muito desafiador garantir a boa frequência nas salas de EJA, e o MOVA vem conseguindo isso nas turmas de alfabetização”. Daí o interesse do município em manter a parceria para 2015, e realizar outros momentos de reflexão sobre os desafios e possibilidades de trabalho em conjunto entre a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o MOVA.

Os principais procedimentos necessários para o encaminhamento dos educandos são:

  • Inclusão dos educandos alfabetizados no censo escolar;
  • Análise e validação dos portfólios dos educandos para definição do período dentro do 1º ciclo do ensino fundamental da EJA;
  • Verificação da necessidade de contratação de profissionais para as turmas que funcionam nas comunidades do campo;
  • Avaliação dos monitores que tiveram bom desempenho para, caso necessário, contratar para a continuidade da escolarização dos educandos;
  • Construir uma agenda de diálogo para promover a articulação entre os profissionais da EJA do município e a coordenação do MOVA-Brasil.

Para tanto, a secretária disponibilizou a coordenadora Gilvane da Costa Madeira, que integra a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Secretária de Assistência Social de Parnarama e o compromisso com a Formação Profissional dos educandos do MOVA

reunião com secretaria de assistencia social

Reunião com a secretária de assistência social

No mesmo dia, eles se reuniram também com a secretária de Assistência Social do município de Parnarama, Ana Paula Casé, para tratar da parceria para formação profissional dos educandos.

O núcleo possui 17 turmas de alfabetização e há diversas potencialidades locais nas comunidades e educandos, considerando suas expectativas e experiências, que podem ser desenvolvidas a partir dos cursos que são fornecidos pelo município.

altAuPAizvGmApavJHv2WlkHJzFeKSN2y32sUbuOCVtFLbzAlém do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), há outros parceiros com os quais o município já trabalha e pode desenvolver cursos, como o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Com isso, o Polo Maranhão apresentará no dia 21 de outubro, a demanda de educandos participantes para que os cursos sejam disponibilizados.

Dentre as possibilidades que podem ser ofertadas pela secretaria, foram citados os cursos de pintura em tela; cabeleireiro; manicure e fabricação de chocolates. Os cursos tem a carga horária de 40 horas, com turmas de 20 pessoas cada, selecionados pelos assistentes sociais volantes, que atuam nos Centros de Referências nucleados pelo município.

Com o PRONATEC é possível altAvGhUGgXaY-bSogaJaN6qKVwtVsuokhOfSkZAIqHICO9pleitear vagas nos cursos de eletricista e soldador, e os educandos podem ter direito a bolsa para participar do curso intensivo, com duração de dois meses. Já em relação à parceria com o SENAI, a secretária irá solicitar a relação de cursos que ainda podem ser oferecidos em 2014.

O coordenador do polo, Jorge Freitas, lembrou que o polo atua predominantemente em comunidades rurais, onde a maioria dos educandos é agricultor e tem interesse em participar do Programa de Distribuição de Alimentos da CONAB. A secretária avalia que para 2015, podem ser selecionados agricultores que foram educandos do MOVA nesta etapa, pois o calendário para cadastramento dos produtores será no mês de janeiro.

Nesta terça-feira, 14 de outubro, a equipe do CRAS se reuniu na Secretaria para compartilhar as informações discutidas e dar prosseguimento.

reunião da secretaria de assistencia social

Reunião com a secretária de assistência social


0 Comentários

Deixe o seu comentário!