Oficina sobre tratamento da água na Formação Semanal de Timon

DSCN0834

A equipe de Polo Maranhão realizou no dia 2 de outubro, o acompanhamento presencial e uma oficina sobre boas práticas de convivência com o meio-ambiente, tendo como foco a importância do tratamento e do uso adequado da água, no Núcleo Timon.

Segundo o coordenador local, Evanilson Maia, um dos pontos que motivou a realização da oficina foi a falta de tratamento e abastecimento da água nas comunidades pertencentes ao município de Timon. Os monitores relataram que a grande parte dos educandos não tem acesso à água de qualidade, o que fazem consumir água sem nenhum tratamento.

DSCN0935Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) comprovam que a falta de saneamento básico é um dos graves problemas de saúde pública no estado do Maranhão. Aproximadamente 98,5% dos domicílios não têm saneamento básico.

Para iniciar a oficina, o coordenador de núcleo destacou alguns dados relacionados às principais fontes de contaminação da água no Brasil e as doenças transmitidas. Após isso, foi proposto que os monitores elaborassem uma atividade para ser utilizada na sala de aula, com base nos gráficos apresentados e nos textos jornalísticos indicados.

Após as apresentações, cada monitor construiu um filtro artesanal usando os vasilhames plásticos, velas de filtro e torneira, seguindo as orientações do coordenador, que destacou:

DSCN0880

A ideia é também envolver os educandos na construção dos filtros na sala de aula. Chamarmos a atenção dos educandos sobre essa questão da água. Além de conscientizá-los sobre a importância da água tratada para a saúde humana, devemos incentivar cada educando a produzir o seu próprio filtro, e trabalhar essa construção na sala de aula, em forma de oficina.”


0 Comentários

Deixe o seu comentário!