Polo Maranhão inicia 7ª etapa com novas parcerias e ampliação para outros municípios

Reunião com STTR de Parnarama_dia 27.03.15_ 02

Reunião com Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parnarama (MA).

 

Em 2014, o Maranhão passou a fazer parte das áreas de abrangência do Projeto MOVA-Brasil, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em parceria com a Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), com apoio do Ministério da Educação (MEC).

O Projeto tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, por meio de uma pedagogia de inclusão e de conscientização, tendo como referência os estudos socioeducacionais do educador Paulo Freire (1921-1997).

No estado do Maranhão, o MOVA-Brasil conta com a articulação e o apoio do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O Maranhão ainda é um dos estados brasileiros que apresenta um dos maiores índices de analfabetismo. Segundo o IBGE (2013), cerca de 17,9% da população maior de 15 anos é analfabeta.

Durante o mês de março deste ano, a equipe de coordenação do Polo Maranhão deu início ao processo de articulação e reunião com as comunidades e entidades sindicais, a fim de apresentar o MOVA-Brasil para as novas regiões que serão atendidas, assim como no intuito de fortalecer as parceiras já existentes e garantir novas parceiras.

Nesta etapa, o MOVA-Brasil atenderá quatro municípios, com um total de 45 turmas: Timon, Parnarama, Matões e São Francisco do Maranhão, que ficam localizados na região do médio Parnaíba. O município mais distante, São Francisco do Maranhão, fica aproximadamente a 605 km da capital São Luís, e é um dos municípios ameaçados com a construção das Barragens Estreito e Castelhano, que atingirá cerca de 3 mil famílias, entre elas ribeirinhas, meeiras, assentadas, comunidades quilombolas e extrativistas.

“São regiões conhecidas tanto pela demanda de analfabetas (os), como também pela precariedade nas políticas públicas. Comunidades onde ainda não há energia ou quando há é de péssima qualidade e serve só para o consumo doméstico. São regiões de muito potencial produtivo, porém, não há investimento por parte do poder público”, ressalta Dalila Calisto, assistente pedagógica e militante do MAB.

De 24 de março a 1º de abril de 2015 aconteceram reuniões em diversas localidades, que serão atendidas neste ano:
24/03: Reunião com lideranças comunitárias e delegados sindicais do Município de Parnarama (MA).
25/03: Reunião na Comunidade Quilombola Guerreiro, Município de Parnarama (MA).
26/03: Reunião com lideranças comunitárias do Município de Timon (MA).
27/03: Reunião com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Parnarama (MA).
31/03: Reunião com lideranças comunitárias e delegados sindicais do Município de Matões (MA).
01/04: Reunião com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de São Francisco do Maranhão.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!