Polo Maranhão firma parceria com a Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher

maranhao_timon_direitos_mulher

Equipe do polo em reunião com a secretária Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher

A equipe do Polo Maranhão reuniu-se com a Profª Maria Divina, secretária Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, na manhã do dia 2 de junho de 2015.

A reunião teve como objetivo apresentar a 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil e a configuração das áreas e municípios que serão atendidos no estado do Maranhão, como o município de Timon (sede do encontro), onde serão instaladas 14 turmas: 4 em áreas urbanas e 10 em áreas rurais. Além disso, o encontro tinha como objetivo firmar parcerias visando um melhor desenvolvimento das ações do Projeto.

maranhao_timon_direitos_mulher2

A emancipação feminina e a geração de renda são objetivos do Projeto.

A coordenadora do polo, Maria Gonçalves, explicitou o objetivo da reunião e elencou os objetivos, destacando a contribuição para a erradicação do analfabetismo no Brasil por meio de uma pedagogia emancipadora. Também foram apresentadas as metas do Projeto, com destaque para o encaminhamento dos educandos para atividades de formação profissional ligada à economia solidária ou a economia de mercado, assim como para a continuidade dos estudos na EJA.

Em sua fala, a coordenadora ressalta que “o Maranhão é um dos estados brasileiros que apresenta um dos maiores números de analfabetas. No nordeste, de maneira geral, vemos que este direito ainda vem sendo negado. As mulheres, por sua vez, são a maioria deste percentual, pois foram e são, ainda hoje, as que mais têm os seus direitos violados.

A professora Maria Divina complementou, afirmando: “Nasci no Maranhão; me criei no Maranhão, mas tive que ir para o Piauí para estudar por causa dessas questões. Antigamente aqui só tinha até o ensino fundamental. A meu ver, uma pessoa só é cidadã, só conquista a sua cidadania, quando consegue; por exemplo, pegar um ônibus e sabe para onde ele está indo. Hoje em dia, existem muitas políticas públicas, mas muitas vezes não são voltadas prioritariamente para nós mulheres, que somos as mais afetadas.

Em 2013, nós criamos o I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, através do projeto “fortalecendo as políticas de gênero nos municípios maranhenses: estadualização do plano nacional de políticas para as mulheres” – Convênio Nº 098/2010 SPM/PR. Tivemos o apoio da Prefeitura Municipal de Timon e a participação da sociedade civil. Entendemos que, dentre outras questões, é importante discutirmos sobre o papel da mulher na política. Se observarmos, nós mulheres fazemos política todos os dias. Quando a gente fala: menino, desliga a luz! Estamos fazendo política energética (…). As pesquisas científicas comprovam que as mulheres são mais éticas, mais econômicas e também somos nós que temos maior qualificação profissional. Então, por que não podemos exercer a política? Temos que romper com essa lógica de que só o homem é que sabe fazer política. No Brasil, temos 81 senadores e apenas cinco são mulheres”.

Em Timon, o Projeto tem buscado desenvolver algumas ações voltadas para a questão da emancipação feminina, da reconstrução de sua autoestima e da geração de renda, por meio da oferta de cursos profissionalizantes e de espaços formativos, como palestras sobre a violência doméstica, saúde da mulher, entre outros.

maranhao_timon_direitos_mulher3

A importância de se firmar parcerias para o desenvolvimento do Projeto foi abordada no encontro.

Ao perguntar sobre a possibilidade de parceria com o MOVA, a Secretária sinalizou interesse e se prontificou em reunir em outros momentos com a equipe de polo para pensar conjuntamente um cronograma de atividades e oficinas ligadas à questões de saúde, nutrição, DST e violência sexual, que terão o apoio da SEDEM, assim como para efetivar a parceria para o encaminhamento de educandas em cursos profissionalizantes.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!