Reflexão sobre a atual conjuntura, na Formação Mensal de coordenadores locais

DSCN2124

A política energética nacional também foi abordada durante a Formação.

Nos dias 18 e 19 de agosto de 2015, aconteceu a II Formação Mensal de coordenadores locais, realizada em Timon, Maranhão. Os trabalhos da manhã do primeiro dia tiveram início com uma análise da conjuntura brasileira e mundial. Por meio de um Círculo de Cultura, o grupo refletiu e debateu as principais questões que permeiam esta conjuntura.

“Nós estamos vivemos um momento muito crítico. Um momento muito perigoso para nós, da classe trabalhadora. Há sempre uma correlação de forças desfavorável para a classe trabalhadora. Não se pode falar em corrupção sem considerarmos o processo histórico em que foi construído o Brasil. A corrupção vem desde a colonização. Historicamente, o Brasil não foi construído para a classe trabalhadora. Basta ver a expulsão e o extermínio dos índios, o imenso processo de escravidão etc. A crise instalada hoje não é uma oposição ao governo, mas sim uma oposição à nação brasileira, ao projeto popular para o Brasil”, destacou Maria Gonçalves, coordenadora do polo.

?????????????????????????????Após este momento, houve o estudo acerca da política energética nacional, com subsídios do Caderno de Formação Água, Energia e Mudanças Climáticas, do Projeto MOVA-Brasil – 7ª etapa, e da cartilha As Propostas para um Projeto Energético Popular, elaborada pela Plataforma Operária e Camponesa da Energia, parceria entre diversos movimentos sociais e federações sindicais, entre eles o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e a FUP (Federação Única dos Petroleiros). Pela tarde, foi realizado um momento de socialização e reflexão sobre o processo de alfabetização das turmas, identificando os avanços e os desafios a serem superados.

No segundo dia de Formação foi dada continuidade ao aprofundamento político-pedagógico com os coordenadores, com ênfase na elaboração coletiva do Projeto Eco-Poliítico Pedagógico (PEPP) do polo e na ampliação da compreensão sobre os princípios norteadores da aprendizagem, numa perspectiva crítica, política e epistemológica.

DSCN2145

O processo formativo terá continuidade com a I Formação Continuada de monitores e coordenadores locais.

Para tornar este momento mais produtivo, foram feitas oficinas com destaque para a oralidade, o trabalho com a leitura e a matemática em sala de aula. Os coordenadores produziram atividades e ressaltaram a importância de construir estratégias levando em conta os desafios encontrados no desenvolvimento da prática pedagógica por parte dos educadores. O processo formativo terá continuidade com a realização (entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2015) da I Formação Continuada de monitores e coordenadores locais, com carga horária de 24 horas.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!