Festa comunitária na Turma Piranhas: acesso a água de qualidade!

festa comunitária em Piranhas

Temas como a saúde na comunidade e o acesso à água foram ressaltados no encontro.

A Festa Comunitária Cidadã na comunidade Piranhas, área rural de Timon, aconteceu na noite do dia 6 de agosto de 2015.

Dando início ao encontro, a monitora Mairla Gomes apresentou aos participantes o Projeto MOVA-Brasil, e cada educando relatou sua experiência no Projeto, destacando as aprendizagens e saberes construídos durante estes dois meses de alfabetização.

“Quando eu cheguei aqui, eu não sabia botar nem o A. Hoje eu sei. E tenho o sonho de aprender, pelo menos, a escrever o meu próprio nome no papel”. Educando José da Conceição, 56 anos.

Na sequência, a monitora explicou o objetivo do encontro, que é o de compartilhar com a comunidade o processo de Leitura do Mundo vivenciado pelos educandos, apontando as potencialidades locais e debatendo os problemas que, por sua vez, afetam a todos. Desta forma, é possível elaborar conjuntamente propostas para a melhoria na vida da comunidade.

educandas e monitora

Educandas e monitora da comunidade Piranhas.

Entre as várias temáticas debatidas, destacaram-se os temas referentes a Saúde e Água. Os moradores avaliaram que a falta de um posto de saúde na comunidade dificulta o acesso deles ao atendimento básico e que quando alguém adoece a única saída é ir até a cidade. Outros participantes complementaram afirmando que a água é um problema que afeta toda a população.

m

m

m

A maioria do acesso à água é no poço cacimbão, e quando não está no inverno o poço seca e a população fica sem água. Na comunidade foi construído um poço tubular, mas até hoje o órgão responsável não foi colocar para funcionar”, ressalta a educadora.

Nesse sentido, foi encaminhado que os moradores, juntamente com o presidente da Associação, agendarão uma reunião com a direção do SAAE (Serviço Autônomo de Água e de Esgoto), para reivindicar a instalação imediata do poço tubular na comunidade.

Monitora debate  leitura de mundo com os (as) educandos (as)

Monitora debate Leitura do Mundo com os educandos.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!