Maranhão: acesso à moradia, título de propriedade da terra e água potável!

Festa Comunitária da Turma Boa Esperança, Timon, MA

O encontro contou com a participação de cerca de 100 pessoas.

No dia 13 de agosto ocorreu a Festa Comunitária, no bairro Planalto Boa Esperança, área urbana de Timon (MA).

A festa aconteceu na Unidade Educacional José Ribamar e contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre educandos, moradores do bairro e representantes da sociedade civil, como a presidente da Associação, Maria Belquiane; o representante da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, José Raimundo; e o representante da Ouvidoria Municipal de Timon, Rafael Costa.

Monitora Maria das Dores, turma Boa Esperança

A monitora Maria das Dores, da turma Boa Esperança, fez a apresentação do Projeto MOVA-Brasil aos presentes.

A monitora Maria das Dores iniciou o encontro dando as boas-vindas e, em seguida, apresentou o Projeto MOVA-Brasil a toda a comunidade. Foi feito um retrospecto acerca do processo de Leitura do Mundo, dando ênfase para a saída a campo, onde os alfabetizandos puderam apreender a realidade a partir de um novo olhar, identificando os problemas que os afligem.

m

m

Durante a saída a campo, duas questões foram mais denunciadas pelos moradores: as condições de moradia das famílias, a falta da titulação da terra, pois muitas famílias moraram a vida toda aqui mas não tem o título que comprove que é ela é proprietária mas sabemos que é direito, tem lei para assegurar isso; e a água para o uso doméstico, que não é de qualidade. Queremos uma resposta do poder municipal aqui presente, enfatizou a educadora.

 

Após vários debates, o secretário de Planejamento, José Raimundo, assegurou que trata-se de um direito que deve ser garantido a todos. Ele explicou que a legislação prevê a chamada Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) da terra, e concluiu afirmando que somará forças para que este direito seja garantido na comunidade.

Também foi solicitada a visita técnica de um engenheiro especialista para fazer uma vistoria no sistema de abastecimento da água, pois atualmente, a água é distribuída sem qualquer tratamento. Ao final, foi sugerida pelos moradores uma audiência com o prefeito do município, para dar prosseguimento às reivindicações.

Festa Comunitária na Turma Boa Esperança

A comunidade manifestou o desejo de realizar uma audiência com o prefeito do município para dar prosseguimento às questões levantadas.

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!