Formatura dos(as) educandos(as) do Polo Maranhão: comemoração de importante conquista

Educando Francisco Soares Viana dando o seu depoimento

Educando Francisco Soares Viana dando o seu depoimento.

 “Vamos ler o mundo, escrever o mundo, juntos fazer a nossa história acontecer”.

     A primeira semana de fevereiro foi marcada pela realização das formaturas de educandos(as) do Projeto MOVA-Brasil. Os momentos foram preenchidos com muita alegria, emoção, entusiasmo, abraços, demonstrações de gratidão e de esperança, como mostra a fala do educando Raimundo dos Louros Reis (Turma Novo Joia, Timon):

Formatura das turmas Novo Joia e Planalto Boa Esperança, em Timon

Formatura das turmas Novo Joia e Planalto Boa Esperança, em Timon.

     “Esse projeto foi ótimo pra nós porque estávamos desacreditados. Agora, o meu pensamento é de seguir em frente”.

Educando Raimundo dos Louros Reis

Educando Raimundo dos Louros Reis.

     As turmas, situadas nas comunidades e bairros do estado do Maranhão, reuniram-se por proximidade e juntos festejaram, transformando o momento em uma grande festa comunitária.

Formatura de Mangueira I e II, Matadouro e Tanque da Rodagem

Formatura de Mangueira I e II, Matadouro e Tanque da Rodagem.

      Foi neste espírito de união e felicidade que as turmas de Várzea Cumprida, Patos, Boa Vista, Nova Vida e Mimoso, pertencentes ao núcleo São Francisco, realizaram a sua festa de formatura, na noite do dia 2 de fevereiro, no clube de shows do Povoado Várzea Cumprida. Educadores, parceiros locais, equipe de polo, coordenadora de núcleo e pessoas da comunidade prestigiaram a festa de mais de 70 educandos(as).

Turma Varzéa Cumprida recebendo o certificado

Turma Várzea Cumprida recebendo o certificado.

     Na noite do dia 4, foi a vez das turmas urbanas, Planalto Boa Esperança e Novo Joia, em Timon, e das turmas Mangueira I, Mangueira II, Matadouro e Tanque da Rodagem, na cidade de Matões. As formaturas aconteceram na Escola Comunitária Ester e na Escola Municipal Padre Delfino, respectivamente.

Formatura no Núcleo Parnarama-Matões

Formatura no Núcleo Parnarama-Matões.

     Os (as) educandos (as) foram agraciados com a entrega do certificado de alfabetizado(a) e com um sorriso no rosto externaram palavras de agradecimento e de comprometimento com a continuidade dos seus estudos, daqui para frente.

Turma Planalto Boa Esperança

Turma Planalto Boa Esperança.

     “Eu agradeço a este programa que veio para o nosso bairro, inclusive eu tô até triste porque o projeto tá acabando hoje, né. Mas, eu não. Eu não vou parar! Vou continuar estudando lá naquele colégio que têm uma turma de EJA” (José Maria Rodrigues Vieira, Núcleo Timon).

Educanda Noeme Lopes de Carvalho, Núcleo Timon

Educanda Noeme Lopes de Carvalho, Núcleo Timon.

     “Quero agradecer ao Projeto MOVA-Brasil pela oportunidade que nos ofereceu e queria dizer a todos que devemos continuar estudando, pois isso aqui é só o início” (José Aldenir Medeiros, Núcleo Parnarama-Matões).