Lições de vida no lançamento do livro dos 10 anos do Projeto MOVA-Brasil em Minas Gerais

Monitores do Núcleo Vale do Jequitinhonha – Sarzedo (2014) durante o lançamento do livro "MOVA Brasil 10 anos: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos'"

Monitores do Núcleo Vale do Jequitinhonha – Sarzedo (2014) durante o lançamento do livro “MOVA Brasil 10 anos: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos’

A Formação Geral de Monitores e Coordenadores do MOVA-Brasil do Polo Minas Gerais começou às 9h da manhã do dia 27 de maio, com as apresentações de aspectos característicos de cada um dos quatro núcleos desta etapa. O encontro serviu como uma demonstração da riqueza e da diversidade que têm marcado o Projeto no estado. Foram apresentados poemas, canções, gritos de luta, objetos e outras manifestações culturais próprias dos povos mineiros.

O momento tão esperado pelo polo aconteceu às 9h30: o lançamento do livro dos 10 anos do Projeto MOVA-Brasil. Foi mais um espaço de aprendizagem, com a presença de monitores, coordenadores, equipe do polo, parceiros e convidados.

A mesa de abertura e de diálogo, mediada pela coordenadora do polo, Maria Afonso Oliveira, foi formada por:

  • José Antônio Josef, diretor do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro/MG) e presidente do Clube dos Empregados da Petrobras;
  • Andreia Sol (ex-coordenadora do Polo MG);
  • Ellen Santos, assessora de educação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG);
  • Mareli Pinheiro, da Coordenação Regional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST);
  • Conceição Menezes, educadora social da Rede de Educação Cidadã (Recid);
  • Gildo Almeida, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), articulador social do Projeto no estado;
  • Amaury Lage, da Gerência de Comunicação Social da Petrobras no estado;
  • Luiz Marine, do Instituto Paulo Freire (IPF) e integrante da Coordenação Pedagógica Nacional.

Todos ressaltaram a necessidade do registro, parabenizaram o Projeto pelo lançamento do livro e destacaram a importância do MOVA-Brasil na história das pessoas (seja como educandos, educadores ou parceiros). Cada um relatou a mudança que o Projeto provocou – e pode provocar – em suas vidas e nas comunidades, como atestam os depoimentos a seguir:

“Eu chamo a atenção dos educadores para que, cada vez mais, possam ter a consciência de que a gente forma provocadores do debate para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos municípios. Temos uma responsabilidade muito grande de recolocar a EJA na pauta dos governos, seja na administração municipal, estadual e até mesmo nacional”.

(Ellen Santos, FETAEMG)

 

“Quando a minha filhinha nasceu, eu tinha uma moça que trabalhava em casa. Depois de quase dois anos é que eu fui descobrir que ela não sabia ler e escrever. Ela tinha tanta estratégia! E a gente, nessa correria de trabalhar, chegava em casa, corria e voltava… Outro dia é que eu fui descobrir que ela não sabia ver as horas. E o MOVA-Brasil veio pra fazer balançar mesmo! Às vezes, a gente fica preocupada porque o pessoal cobra: ‘Ah, os alunos não tão gostando de ir pra escola não, porque o MOVA era muito melhor’. Qual é essa mexida (que o MOVA-Brasil dá) que a gente também pode fazer pra frente, né?” (em outros espaços educacionais).

(Conceição Menezes, Recid)

Após o círculo de diálogo, houve a entrega solene do livro aos parceiros, convidados, monitores e coordenadores, e os registros fotográficos como mais um momento importante para a memória do Projeto.

Galeria de imagens


0 Comentários

Deixe o seu comentário!