Polo Minas Gerais representará o MOVA-Brasil no 14 º ENEJA – 2015 no segmento “Educação Popular”

98ª Plenária do Fórum mineiro de EJA-FAE-UFMG-18-09-2015 (4)

98ª Plenária do Fórum Mineiro de EJA.

A 98ª Plenária do Fórum Mineiro de EJA para a eleição dos delegados do estado de Minas Gerais que estarão no 14º Encontro Nacional da EJA (ENEJA) 2015 ocorreu no dia 18 de setembro de 2015, na FAE – Faculdade de Educação da UFMG. O ENEJA acontecerá de 18 a 21 de novembro na cidade de Goiânia-GO, e contará com a presença de delegações de todo o Brasil nos seguintes segmentos: “Educador”, “Educando”, “Educação Popular” e “Público Universitário”.

A assistente pedagógica Michele Carneiro esteve presente na Plenária representando o Polo MG do Projeto MOVA-Brasil, que irá compor a delegação do segmento “Educação popular”. Antes da votação e escolha dos(as) delegados(as), Junio Adão Ribeiro (Fórum regional Campo das Vertentes/UFSJ) fez a fala de abertura contextualizando a trajetória do Fórum Mineiro de EJA e destacando os atuais desafios dos Fóruns metropolitanos. Em seguida, dois professores da rede pública de ensino, Heli Sabino Oliveira e Ramute Marinho (educadores da EJA), abordaram os desafios em relação a base metodológica adotada e a importância da referência freiriana na educação de jovens e de adultos.

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O encontro ocorreu na na FAE – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Após o debate, foi realizada a votação dos delegados nos segmentos já mencionados, sendo repassados os dados dos representantes. O eixo “Educação Popular” será representado pelo MOVA-Brasil, e a delegada será a assistente pedagógica do Polo MG, Maria do Carmo da Fonseca, nome apresentado por Michele Carneiro, que na véspera do Encontro estará de licença-maternidade. Também foi encaminhado que a vaga de suplente do segmento “Educando” também seria do MOVA-Brasil.

O 14º ENEJA 2015 terá como tema “Educação Popular”, sendo de suma importância a participação do MOVA-Brasil, já que o Projeto possui consideráveis contribuições a dar a partir da sua proposta teórica/metodológica e do acúmulo de experiências pedagógicas e de encaminhamento de educandos(as) para a EJA ao longo das etapas.

 


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