5° Encontro Estadual de Educandos e Educandas do Projeto MOVA-Brasil do Polo MG

5° Encontro estadual de Educandos_22-10_2015 (2)

O tema do encontro foi “Ler e Escrever o Mundo: Sociedade e Cultura e Meio Ambiente nas Turmas do Polo Minas Gerais”.

No dia 22 de outubro de 2015 o Polo Minas Gerais realizou o 5° Encontro Estadual de Educandos e Educandas do Projeto MOVA-Brasil.  O encontro aconteceu no Salão de Eventos da Sociedade São Vicente de Paula, no município de Montes Claros-MG, com o tema “Ler e Escrever o Mundo: Sociedade e Cultura e Meio Ambiente nas Turmas do Polo Minas Gerais”.

Participaram do encontro 122 pessoas, sendo 72 educandos(as), 37 monitores(as), cinco parceiros(as), três coordenadores(as) locais, a equipe de polo, um representante da Coordenação Pedagógica Nacional e dois convidados. Os participantes representaram os Núcleos Serra da Sapucaia, Serra Geral e Serra Bocaina oriundos dos municípios de Bocaiuva, Grão Mogol, Montes Claros, Mirabela, Coração de Jesus, São João da Ponte, Pedras de Maria da Cruz, Olhos D’Água, Francisco Dumont.

5° Encontro estadual de Educandos_22-10_2015 (3)

O 5° Encontro Estadual de Educandos e Educandas contou com a presença de 122 pessoas.

A Mística de abertura foi realizada pelos núcleos com objetos e símbolos que os representavam, resultantes das vivências em sala de aula e da religiosidade popular, carregadas de crenças e musicalidade. Após a Mística, foi formada uma mesa de abertura com um representante de cada segmento (equipe de polo, CPN, educando, monitor, parceiro e coordenador local), com destaque para a fala de um educando expressando a felicidade por participar do encontro e do Projeto, relatando ainda que, graças ao trabalho desenvolvido, já está lendo e fazendo uso social dos conhecimentos adquiridos. Rodrigo Silva, coordenador pedagógico nacional, aproveitou o momento para evidenciar o objetivo do encontro, com votos de que com seu desenvolvimento fossem construídas propostas e reflexões, dando sequência aos trabalhos que já vêm acontecendo nas turmas e nos Encontros Municipais.

Foram realizados ainda GT’s (Grupos de Trabalho) com os temas “Sustentabilidade Ambiental”; “Direitos Humanos e Cultura” e “Saberes Populares”, com a mediação dos parceiros Alexandre Gonçalves (agrônomo e assessor da CPT-MG), Aneuzimira Caldeira (Neca/professora), e Cláudio Antunes de Sá (advogado).

Nos grupos de trabalhos realizaram-se debates sobre as temáticas específicas mediados pelos parceiros, com a construção de propostas e ações relacionadas às políticas públicas que correspondem às demandas das comunidades ali representadas, além de discussões sobre os impactos do Projeto MOVA-Brasil na vida dos educandos e comunidade local sob a orientação dos coordenadores locais. As propostas elencadas foram apresentadas pelos educandos e votadas pelos representantes das turmas presentes, que assumiram o compromisso de dar sequência e levar a discussão para as turmas e comunidades, assumindo-as como bandeira de luta em busca de melhorias de vida e sustentabilidade. As propostas construídas nos GT’s foram:

GT Sustentabilidade Ambiental:

  • Pensar ações que contribuam para a preservação das águas e despoluir os rios (citando o Rio Cachoeira do município de Bocaiuva);
  • Realização de curso de controle alternativo de pragas;
  • Mutirões de limpeza nas comunidades;
  • Ações de mobilização e intervenção junto ao poder público, contrárias a monocultura de eucalipto.

GT Direitos Humanos:

  • Desenvolver debates nas comunidades sobre os direitos humanos;
  • Realização de capacitação das lideranças sobre direitos humanos;
  • Orientação às comunidades sobre quais instituições procurar quando os direitos forem desrespeitados.

GT Cultura:

  • Promover ações de Conscientização voltadas para a transformação do que foi destruído (pensando a relação com o meio também como cultura);
  • Lutar por políticas públicas voltadas para valorização da cultura popular;
  • Buscar pela valorização de atitudes e ações que privilegie a coletividade, o pensar no outro, além de construir e defender propostas que garantam o reaproveitamento de vários bens e que beneficie o ser humano.
5° Encontro estadual de Educandos_22-10_2015 (5)

Os Grupos de Trabalho apresentaram suas propostas sobre os temas.

Ao final dos trabalhos foi apresentada a Carta do Encontro elaborada por representantes dos grupos e coordenadores locais, que contemplou as propostas e encaminhamentos, bem como impactos do Projeto MOVA–Brasil nas comunidades e na vida dos educandos como: contribuir na leitura, na escrita, na vida pessoal, no processo cognitivo, autoestima, saúde, união da família, melhora na saúde mental, pegar ônibus, ler placas, assinar documentos, mudança de vida, olhar crítico, entendimento quanto aos direitos e se sentir mais valorizado, receber o pagamento sozinho e realizar receitas. Além de todos estes benefícios, o incentivo à sustentabilidade, a segurança, o aumento da união e solidariedade nas comunidades realizando mutirões através de ações coletivas e o incentivo de hábitos saudáveis (alertando para a necessidade do consumo de alimentação balanceada, com os nutrientes necessários para uma boa saúde). A Carta será encaminhada ao Comitê Gestor do Projeto MOVA-Brasil.

5° Encontro estadual de Educandos_22-10_2015 (1)

A cultura regional também teve seu espaço durante o encontro.

Dessa forma, o 5° Encontro de Educandos e Educandas do Polo MG, cumpriu seu objetivo, sendo espaço reflexivo, propositivo e de socialização e troca de saberes e manifestações culturais que enriqueceram o evento. Registrou também a marca da cultura regional, que permanece viva e recebe novas leituras a partir do trabalho realizado pelo MOVA-Brasil, sendo valorizada como integrante da história de vida de educandos e educandas.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!