Um sonho: aprender a escrever o nome

Educando_Valdir_Nuc_Serra_Bocaina_Grão_Mogol_web

 Quando se fala em sonhos, muitas pessoas revelam que o seu sonho é viajar, comprar casa, comprar carro novo, fazer compras, ingressar na faculdade entre outros. Entretanto, muitos jovens, adultos e idosos desse país têm o sonho de aprender a ler, escrever e fazer cálculos matemáticos. E, há 12 anos, o Projeto MOVA-Brasil está tornando possível a realização desse sonho.

     Vanessa Aparecida, a monitora da Turma da Felicidade, comunidade Bocaina, Município Grão Mogol (MG), Núcleo Serra Bocaina, relata a concretização do sonho de um dos seus educandos:

“O educando Valdir Pestana da Silva tem uma história de superação incrível. Ele contou no primeiro dia de aula sua decepção de não saber ler e escrever. O motivo do educando voltar a estudar deu-se a partir do constrangimento que passou ao receber seu salário na empresa que trabalha. Para receber, ele teria que assinar a folha de pagamento, mas o educando não sabia assinar, então foi informado que se ele não assinasse, não receberia o salário. Ele assinou com a digital e aquele momento foi fotografado. O senhor Valdir Pestana contou, com lágrimas nos olhos, que foi a maior humilhação que já passou em sua vida e disse ainda que o seu sonho era saber escrever o nome. De forma alegre finalizou: ‘dessa vez, o Projeto MOVA-Brasil vai realizar o meu sonho’.”

     Hoje, o educando Valdir escreve seu nome completo e já consegue ler algumas palavras e conhece todas as letras do alfabeto.

Educando_Valdir_Nuc_Serra_Bocaina_Grão_Mogol (1)

Educando Valdir – Núcleo Serra Bocaina Grão Mogol

     A partir dessa história, percebe-se que alfabetizar é uma ação fundamental para que as pessoas possam viver com autonomia no mundo letrado. Significa fazer parte de um conjunto amplo de práticas comunicativas, falando, ouvindo, lendo e escrevendo e não simplesmente ser apresentado ao código de escrita. É, sobretudo, um processo de conquista de cidadania, no qual as pessoas excluídas de seus direitos sociais, civis e políticos podem ter acesso a bens culturais, que as apoiam e fortalecem.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!