As mobilizações e atividades iniciais no Polo PE/PB (2013) – Formações iniciais

Coordenadores(as) locais

Formação InicialA formação ocorreu na sede do próprio Polo PE/PB, na Rua do Jasmim – 77, Coelhos/Recife/PE, nos dias 02, 03 e 04 de abril. Na pauta, além da apresentação do Projeto, questões relacionadas à metodologia de alfabetização, ao acompanhamento do trabalho desenvolvido em sala de aula, ao funcionamento da internet por meio do Sistema MOVA, à gestão compartilhada, ao conhecimento das etapas de alfabetização e possibilidades de intervenção no processo de aquisição da leitura e da escrita articulada à formação profissional.

As 10 coordenadoras presentes demonstraram interesse e disposição para enfrentar o novo desafio do Projeto de alfabetizar para a cidadania planetária e contribuir com qualificação profissional dos educandos.

Monitores(as)

Formação InicialO evento aconteceu de 08 a 12 de abril, na cidade de Carpina(PE) e reuniu cerca 160 pessoas entre monitores, coordenadores locais, equipe do Polo, coordenação pedagógica nacional, articuladores sociais, alguns parceiros e apoiadores do Projeto nesta etapa.

As discussões trataram das 03 dimensões do MOVA-Brasil: pedagógica, política e administrativa, abordando a construção do Projeto-Eco-Político-Pedagógico, a articulação entre alfabetização e formação profissional, por meio da palestra de um representante do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a metodologia MOVA, as etapas da alfabetização, a gestão compartilhada, o acompanhamento do trabalho desenvolvido em sala de aula, a avaliação e a construção do portfólio do educando.

Foram 40 horas de leitura, reflexão e proposição acerca do processo de alfabetização, da qualificação profissional e da sustentabilidade do Planeta com vistas à educação inclusiva e para a cidadania planetária.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.