Processo de alfabetização dos educandos é pauta do segundo dia da Formação Continuada

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A inportância das Histórias de Vida e dos portfólios no processo de avaliação diagnóstica dos educandos foi um dos temas do segundo dia da Formação.

A 1ª Formação Continuada de Coordenação de Polo do Projeto MOVA-Brasil chegou ao seu segundo dia nesta quarta-feira (dia 5 de agosto).Durante o período da manhã Luiz Marine e Mariana Galvão, da Coordenação Pedagógica Nacional (CPN), coordenaram o Círculo de Cultura sobre leitura e escrita, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre o processo de alfabetização dos educandos do Projeto MOVA-Brasil. A oficina pedagógica abordou o processo de avaliação diagnóstica da leitura, escrita e oralidade dos educandos, assim como as ações de intervenção para o desenvolvimento das aprendizagens no processo de alfabetização.

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Simone Lee, educadora do Instituto Paulo Freire, abordou o uso da etnomatemática com os educandos do Projeto.

No período da tarde a atividade cultural ficou por conta do Polo Amazonas, que apresentou um pouco da culinária do estado aos participantes da Formação. Na sequência abriu-se uma discussão com a educadora do IPF, Simone Lee, e a coordenadora pedagógica nacional, Claudilene Gonzaga, sobre como fortalecer o entendimento da alfabetização matemática dos educandos utilizando a etnomatemática como princípio teórico-metodológico.

Finalizando os trabalhos do dia, o coordenador pedagógico nacional Rodrigo Silva coordenou a avaliação dos polos sobre a frequência dos educandos nas turmas de alfabetização.


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