Turma Jatobá, no núcleo Morada do Sol, verifica impactos ambientais do lixo em saída a campo na cidade de Patos

Visita ao Lixão - Turma Jatobá - Monitora Edna Lúcia (2)

Turma Jatobá, da monitora Edna Lúcia, em visita ao Lixão de Patos.

O descarte inadequado de resíduos sólidos é hoje um problema universal, e a visita da turma Jatobá ao Lixão da cidade de Patos buscou ampliar o debate sobre a forma como eles são tratados.

Na sociedade contemporânea as pessoas consomem cada mais, descartando e poluindo o meio ambiente, contribuindo cada vez mais para o aumento do lixo e de problemas socioambientais.

Sabendo da problemática existente, a monitora Edna Lúcia, do Núcleo Morada do Sol, organizou essa saída, realizada no dia 10 de agosto, para levantamento de informações junto às pessoas que convivem cotidianamente essa rotina, conhecendo melhor as formas de produção, armazenamento, trânsito e destino do lixo que é produzido nos domicílios e proporcionando ao grupo a oportunidade de conhecer e conversar com algumas famílias que sobrevivem do lixo.

Visita ao Lixão - Turma Jatobá - Monitora Edna Lúcia (3)

A turma pôde entrar em contato com uma realidade que, na maioria das vezes, é gnorada pela maior parte da população.

A presidente da Associação dos Catadores de Lixo, Dona Nilda, afirmou que:

“As condições de trabalho em que estão submetidos são desumanas, e não há respeito por parte dos que depositam seu lixo naquela área. Esse é o nosso trabalho e todos jogam de tudo. Pedimos às pessoas que não conhecem essa realidade que não joguem lixo orgânico junto com os demais. Infelizmente, alguns catadores ainda se alimentam dos restos de lixo”.

Embora a realidade revele a situação degradante dessas famílias, Dona Nilda relatou ainda para os educandos que a situação está começando a melhorar. Algumas autoridades estão voltando o olhar para esta problemática socioambiental e buscando estratégias para mudar essa realidade. A expectativa da associação e das famílias de catadores é de que ocorram as doações de dois carros coletores, um galpão e máquina de prensa; prometidos pela Prefeitura de Patos e órgãos competentes.

Visita ao Lixão - Turma Jatobá - Monitora Edna Lúcia (1)

Café da manhã solidário.

Além da troca de informações para ampliar o conhecimento sobre a realidade, os educandos do Projeto Mova Brasil encerraram a visita com um café da manhã solidário para as pessoas que vivem e trabalham no Lixão.

Em sala de aula foram gerados vários debates. Alguns educandos ficaram surpresos com o que observaram, e disseram não imaginar que existissem pessoas que sobrevivem dessa forma. Muitos também nem sabiam da existência e da forma de funcionamento do Lixão, onde é depositado todo lixo produzido por eles. Os educandos entenderam a importância da conscientização para a separação, coleta e de depósitos do lixo de suas casas de forma correta.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.